Cidades

Ipem-SP realiza verificação anual de taxímetro em São João da Boa Vista

A ação é obrigatória para todas as categorias de táxi

Todos os taxistas de São João da Boa Vista deverão passar no período de 6 a 8 de agosto, das 9 às 12h00 e das 14 às 16h00, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação será na Avenida Professora Isette Correa Fontão, 1443, no Jardim das Flores. 

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

  

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2020”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2019", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município. Em São João, o valor inicial da corrida é de R$ 5,10, e o taxímetro só deve ser ligado quando o passageiro entra no veículo. Importante também estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. 

VÁ DE TÁXI

Em São João os taxistas estão desenvolvendo um aplicativo, que já está sendo usado experimentalmente, denominado VÁ DE TÁXI. Segundo alguns profissionais, o aplicativo está sendo colocado em prática para fazer frente a concorrência, principalmente as corridas agenciadas através do UBER. Segundo um taxista, ao acionar o Vá de Táxi, o passageiro fica sabendo o valor total da corrida, e o desconto, que pode chegar a 30% dos valores cobrados atualmente.

Uma das vantagens deste novo aplicativo, além de baratear as corridas, é que o passageiro vai utilizar profissionais da cidade e que são cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura Municipal.