No início do mês a Usina de Itaiquara, no município de Tapiratiba, anunciou demissões de funcionários. Os trabalhadores que perderam o emprego disseram que a empresa alegou redução da folha de pagamento. Para o sindicato que representa os trabalhadores, as demissões devem afetar a economia da cidade e dos municípios vizinhos, e que a Usina prometeu fazer os acertos em dez dias.
A usina de açúcar e álcool fundada há mais de 100 anos. Os funcionários demitidos são do interior de São Paulo e também de algumas cidades de Minas Gerais, já que a usina fica bem perto da divisa dos estados. Foram demitidos tralhadores da área de produção e do escritório central.
A Usina Itaiquara foi fundada em 1909 e emprega atualmente cerca de 1.700. Recentemente a empresa fechou sua confeitaria em Guaxupé. A empresa tem unidades em Tapiratiba e São José do Rio Pardo.
PRESENÇA DA PM
Nesta quinta-feira, dia 17, a Usina Itaiquara solicitou apoio da Polícia Militar, informando que na sede da empresa ocorreria um procedimento de rescisão trabalhista decorrente de demissão em massa. Cerca de 180 trabalhadores estavam no local e uma equipe da Polícia Militar foi destacada para acompanhar os trabalhos da empresa, que transcorreu normalmente, sem qualquer incidente.