A Prefeitura Municipal de Águas da Prata divulgou que um idoso de 83 anos morreu vítima de Dengue Tipo 2 – Hemorrágica. O paciente sofria de insuficiência renal, quadro que foi agravado pela Dengue. A Prefeitura informou que está intensificando a fiscalização a terrenos baldios na cidade e pede que a população colabore no combate aos criadouros do mosquito existentes nos domicílios e empresas.
Uma das iniciativas é a Campanha de Coleta de Materiais Descartáveis que ficam nos quintais e podem se tornar locais de acúmulo de água. Na vizinha Estância, a Prefeitura recolhe os materiais descartáveis que são colocados nas calçadas todos os sábados, das 7 às 13h00. De acordo com o calendário, no dia 2 de maio, próximo sábado, o Catatreco vai percorrer as ruas do Jardim Águas da Prata, Jardim Moneda e Jardim Boa Vista.
Em Águas da Prata, dados mais atualizados apontam: 58 casos foram notificados (suspeitos); 33 apresentaram resultados negativos.; 22 confirmados como positivos; 2 aguardam resultados de exames.
COVID-19
O primeiro caso positivo de Covid 19 foi registrado em Águas da Prata neste fim de semana, mas o resultado do exame só chegou um mês depois da coleta e envio do material para exame no Instituto Adolfo Lutz. O paciente é um pratense de 57 anos que viajou para visitar parentes no Nordeste do país e voltou com sintomas suspeitos. Atendido no Pronto Socorro de Águas da Prata, foi imediatamente encaminhado ao Hospital de referência Carolina Malheiros, de São João da Boa Vista, onde já deu entrada para atendimento na UTI. A família permaneceu em isolamento por 14 dias conforme orienta o protocolo para esses casos. Nenhum familiar apresentou sintomas.
Depois de ser ligado, por vários dias, a aparelho de respiração artificial, o paciente se recuperou e já está em casa. O resultado demorou a chegar por conta da alta demanda por exames do Instituto paulistano.
Com esse resultado, a cidade agora zerou o número de casos suspeitos e a Prefeitura Municipal tem reiterado a necessidade do isolamento social.