Flexibilização está linhada com as determinações do Plano São Paulo de retomada gradual da economia
Em linhas gerais, Águas da Prata segue com poucas alterações. Na prática o que muda é que Imobiliárias, Escritórios de Contabilidade e Estabelecimentos comerciais ficam liberados para o atendimento ao público desde que respeitadas algumas regulamentações.
O atendimento ao público nos estabelecimentos autorizados a começar a funcionar, o atendimento ao público será de segunda a sexta-feira das 10h00 às 16h00, e aos sábados das 8h00 às 12h00. Para evitar aglomeração apenas 20% do espaço que normalmente era reservado ao público deve ser ocupado; o público obrigatoriamente deverá estar usando máscaras de proteção facial; funcionários também devem usar máscaras durante todo o expediente; e o uso de álcool gel deve ser oferecido pelo estabelecimento, tanto para funcionários quanto para o público.
QUARENTENA CONTINUA
É importante que a população continue vigilante quanto aos cuidados de higiene e isolamento social, mesmo a partir desta segunda-feira (01/06 ) quando o início da flexibilização.
Pontos turísticos da cidade, como as cachoeiras, as “barraquinhas” do Parque Estadual ( Bosque ) e até as fontes de água continuam fechados para o público.
“Além de nos manter vigilantes quanto aos cuidados que estamos tendo até aqui e que precisam continuar, precisamos ser solidários com nossos colegas comerciantes que não foram contemplados nessa fase. Se mantivermos a quarentena e os números baixos, podemos passar para a próxima fase, mas se os números não forem favoráveis, podemos regredir”, disse o Prefeito Carlos Henrique Dezena.
EVOLUÇÃO
Caso os números em Águas da Prata sejam favoráveis, no próximo 15 de junho, a cidade passa para a fase 3, amarela, de flexibilização, em que poderão ser abertos também salões de beleza e bares e restaurantes. Mas sempre obedecendo critérios que foram estabelecidos pelo governo paulista.
REGRESSÃO
Caso os números sejam desfavoráveis, a cidade pode regredir e voltar para a fase 1, vermelha, que é a fase de contaminação e de abertura somente de setores considerados essenciais [logística, segurança, abastecimento e saúde].
CATA TRECO
Paralelamente a manutenção de normas no combate da propagação do Coronavirus, a Vigilância Epidemiológica continua na ação de eliminar os criadouros do mosquito Aedes que transmite a Dengue. No último sábado, 30 de maio, a Prefeitura de Águas da Prata recolheu materiais descartados pela população do distrito de São Roque.
No próximo sábado, 06, a equipe volante vai percorrer todo o bairro da Cascata e Ponto da Cascata das 08h00 às 13h00 encerrando a campanha.
Os moradores devem deixar nas calçadas, em frete as residências, tudo o que for descartado e que pode acumular água. Haverá vistoria rápida nos quintais. É importante que os moradores permaneçam dentro das residências, mesmo durante a vistoria, pois a reclusão social precisa ser respeitada.
A exemplo do primeiro combate, ao corona, na guerra contra a dengue a colaboração da população é decisiva, até porque, os casos tem aumentado sensivelmente.
O combate a Dengue não pode parar e a população tem papel decisivo nesse trabalho mantendo o quintal limpo e eliminando qualquer recipiente que possa servir de criadouro ao mosquito.