Tarcilio de Souza Barros
AUÊ peça teatral em cartaz na capital paulista obteve 18 prêmios na bagagem e foi vista por mais de 35 mil espectadores no Riode Janeiro. Mescla canções autorais do grupo intercalando teatro, música, dança, e performance num espetáculo encantador.
Consultando o dicionário vamos verificar que a palavra Auê significa farra, tumulto, confusão, tumulto, algazarra. Em cena, a companhia Barca dos Corações Partidos - apresenta 21 canções inéditas, em uma encenação espetacular. Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia o trabalho teatral utiliza as letras como dramaturgia e os oito/cantores ainda são responsáveis por tocar os instrumentos ao vivo nesta engraçada farra teatral.
A Cia. Barca dos Corações Partidos tem 4 espetáculos no repertório, 49 prêmios agraciados e um público de mais de 500 mil espectadores.
Ouvindo o repertório das canções percebemos que o tema principal é o amor e todas suas dores e delícias. As composições musicais foram produzidas nas muitas excursões da trupe pelo Brasil afora. As canções são altamente teatrais e sentimos que a companhia tem uma forte identidade na arte da representação.
A encenação é uma féerie teatral que beira à perfeição técnica. Produção dificílima pela variedade de ações que perpassam pelo balê contemporâneo, circense, acrobático, ginástico, movimentação corporal, facial, por monólogos, diálogos num todo envolvido por excelentes canções dosadas de letras poéticas vazadas no cancioneiro popular de diversas regiões de nosso país.
Sob intenso laboratório cada ator teve sua ação demarcada em cena resultando na totalidade de um raro espetáculo de tão amplo sucesso.
Ouvida pela reportagem a diretora Duda Maia disse: "Não é simplesmente pegar o instrumento e tocar, não é um show. Na criação do espetáculo deixamos a ação decorrer de forma natural, integrada à cena".
Que o espectador será é uma celebração musical - ou um Auê, no palco. Ao longo dos números, a diversidade musical e rítmica das canções ficou explícita nos arranjos de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que passam do samba de roda, ao baião, rock, valsa, maracatu e coco.
Para sustentar o vigor da produção uma iluminação de categoria, cenários e figurinos são de alto nível técnico.
Deduzo que a musicalidade da peça foi um tributo à cultura brasileira. Pela ovações e longos aplausos, o crítico deduz que a encenação caiu no gosto do espectador.
Serviço ao leitor:
Peça teatral: AUÊ
Um espetáculo da Barca dos Corações Partidos
Direção: Duda Maia
Dir. musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos
Onde: Teareo Shopping Frei Caneca (600 Lugares)
Rua Frei Caneca, 569 - 7º and.
Hor.Sáb. 17h -Dom. às 16h.
Quanto: R$70
Duração 90 minutos - Gênero: musical
Até:01 de julho
Avaliação: Excelente