Praça Carlos Gomes – foto de Nadja Prado
Foi em 14 de julho de 1986, aniversário de Campinas, que o então presidente da República, José Sarney, sancionou, no teatro do Centro de Convivência, a Lei 7.520, instituindo o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede no município. Para marcar a data, o Tribunal inaugura nesta quinta-feira, dia 26, às 17 horas, no Espaço Cultural, a exposição “Clicando Campinas”, composta por cerca de 20 imagens que retratam locais históricos e tradicionais da cidade, assinadas por 14 fotógrafos.
A mostra é resultado dos trabalhos do grupo Clicando Campinas, com perfil no facebook, que utiliza a fotografia como instrumento de registro da história, da arquitetura e da cultura da cidade. Coordenado pela fotógrafa e pesquisadora Nadja Prado, o grupo reúne cerca de 30 pessoas entre professores, historiadores, artistas plásticos e artesãos que cultivam os mesmos interesses culturais, o amor pela fotografia e o carinho pela cidade de Campinas.
O Clicando Campinas já expôs trabalhos no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (CCLA) e realiza regularmente passeios fotográficos e culturais. O último deles teve como foco o interior do centenário e tradicional Colégio Culto à Ciência. Neste mês, o grupo percorreu as ruas da Vila Industrial, um dos bairros mais antigos de Campinas.
Economia paulista incentivou criação do TRT-15
A criação do TRT da 15ª decorre do processo de migração da economia para o interior paulista, que gerou um grande aumento da demanda por solução de conflitos trabalhistas, até então sob jurisdição do TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo. A ideia de descentralizar a Justiça do Trabalho paulista, com o objetivo de melhor servir aos jurisdicionados, foi encabeçada pelo desembargador Pedro Benjamin Vieira, presidente do TRT-2 à época, e ganhou força com o apoio de ministros, lideranças políticas e juristas.
Exposição de fotografias "Clicando Campinas"
Quando: inauguração dia 26 de julho, às 17 horas. Até dia 10 de agosto.
Local: Espaço Cultural do TRT-15, Rua Barão de Jaguara, 901 – 3º Andar, Centro.
Entrada franca.