Cultura

“Num Lago Dourado” aborda temas universais

   Tema de um filme clássico, Num Lago Dourado estrelado por Henry Fonda e Katharina Hepburn, na versão teatral, ora em cartaz, conta a história de Norman Thayer (Ary Fontoura), um professor aposentado que preste a completar 80 anos, vai com sua esposa Ethel Thayer (Cléo Ventura) passar as férias em sua casa de verão às margens do paradisíaco "Lago Dourado", onde a única visita que recebem é a do carteiro Charlie (Fabian Augusto).

   Depois de uns dias chega Chelsea (Tatiana de Marca), a filha do casal, que sempre teve uma relação muito tensa com o pai, em companhia de seu futuro marido Bill (André Carolli) e de seu enteado Billy Ray (Lucas Abdo).

   Inicialmente, Norman se incomoda com a presença do jovem, mas em pouco tempo, o garoto se torna o filho que ele nunca teve.

   Com esses ingredientes Num Lago Dourado expõe que além de abordar o amor na terceira idade, ressalta a importância dos valores familiares, a redescoberta do amor entre o pai e filha, a busca pelo diálogo e pelo entendimento, o saber ouvir e ser ouvido. O garoto tem o condão de reunir a família numa grande amizade.

   Esse o "plot" que vamos perceber na peça. 

   Elias Andreato consagrado e veterano ator dos palcos brasileiros dirige à perfeição essa peça teatral. Marcação harmônica entre atores. Extrai a oscilação entre a comoção e a comédia, o riso franco dos intérpretes, o gestual aplicado por cada ator à narrativa, que prende à atenção do espectador ávido por uma consagrada peça teatral.

   O excelente texto de autoria de Ernst Thompson foi burilado por Célia Regina Forte resultando numa caprichada encenação.

   Cenário de Marco Lima mostra uma sala de uma casa burguesa americana com todo os trastes típicos, iluminação de Wagner Freire, e figurinos de Fause Haten sustentam com brilho a notável performance teatral.

   Por sua vez a direção segura de Elias Andreato dosa de leveza harmônica o elenco  com o texto, fazendo dessa peça a surpresa cênica do ano.

Serviço:

Peça teatral: Num Lago Dourado

Dramaturgo: Ernst Thompson

Direção: Elias Andreato

Versão: Célia Regina Forte

Onde: Teatro Novo (500 lugares)

Rua Domingos de Moraes, 348 - Vila Mariana

Hor. Sexta e Sáb. às 21 horas/Dom às 18 horas

Quanto: Sexta R$ 70/Sáb e Dom. R$ 80

Duração:90 min. - Gênero: Comédia romântica

Avaliação: Excelente

Até 16/12