Foto Ronaldo Guitierrez
Anton Tcheckov (1860-1904) em sua carreira como dramaturgo criou quatro clássicos, e seus contos tem sido aclamados no mundo inteiro.
O “Jardim das Cerejeiras” (1904), peça teatral de sua autoria, está em cartaz no Teatro Aliança Francesa e representou um desafio para o renomado diretor Eduardo Tolentino de Araujo e atores, bem como para o público, porque em lugar de uma atuação convencional Tcheckov oferece "teatro de humores" e "uma vida submersa no texto".
A originalidade do “Jardim das Cerejeiras” reside no uso continuo da técnica do fluxo de consciência, além da rejeição do propósito moral presente na estrutura das obras tradicionais.
O texto encenado é absolutamente primoroso por contar com uma direção segura, e um elenco de envergadura profissional, deixando a impressão de uma consumada obra-prima teatral.
Uma comédia dividida em quatro atos, contando as peripécias de uma família aristocrática em decadência, que resiste em vender seu Jardim de Cerejeiras ao qual atribui valor afetivo, apesar de improdutivo nos últimos tempos. Um abastado homem de negócios chega para tentar adquirir a propriedade, pretendendo transformá-la em balneário para veranistas, de olho no potencial turístico.
O Grupo TAPA em 1998 ao completar vinte anos de sucessos teatrais, escolheu Ivanov, primeiro texto do autor russo, e agora encena sua obra monumental para celebrar a maturidade do grupo.
Eduardo Tolentino de Araujo possui uma trajetória como consumado diretor que o coloca como um dos mais eficientes e produtivos artesões da cena teatral brasileira. Segundo ele a encenação foi um desafio, pois povoava seus sonhos, sempre à espera da maturidade para que pudesse dar conta da tarefa. Fechou um ciclo conseguindo sobrepor o amadurecimento de um autor com um grupo de teatro.
É urgente, pois a vida passa como um átimo, disse, com a brevidade de um sensível criador artístico, sobejamente comprovado por magníficas encenações, que acumularam 80 prêmios da crítica especializada.
Eduardo Tolentino de Araujo possui 39 anos de carreira. Fundador e diretor do Grupo Tapa, tendo 50 direções teatrais.
O elenco, sem radicalizar pode ser considerado a fina flor do teatro brasileiro. Na criação de seus personagens demonstrou a consumação da arte da representação, nascida no teatro grego. Homogeneidade atinente a clara dicção, marcação em cena, e exuberância gestual leva o espectador a convicção de estar frente a um dos mais promissores trabalhos em cena. O Grupo TAPA conta com atores que aprenderam as mais perfeitas técnicas da arte da representação teatral através de acurada direção artística de Eduardo Tolentino de Araujo.
Da mesma forma que o saudoso diretor sueco Ingmar Bergman criou artisticamente suas famosas atrizes Liv Ulmann, Bibi Anderson, Ingrid Thulin, e o ator Max Von Sidow para grandes interpretações, o diretor brasileiro Eduardo Tolentino de Araujo com esmero fez o mesmo com seus atores que estão com ele há mais de trinta anos.
Podemos acrescentar uma frase célebre "This play is starred by a cast that reinterpret Garden of Cherry Trees perfectly in theTcheckov story" (Esta peça é protagonizada por um elenco que reinterpreta perfeitamente a história de Tcheckov.)
Supremos momentos são vistos como no quarto ato da peça as evoluções flutuantes dos atores em um estado onírico. Um cenário despido de necessidades reflete a sombra das árvores das cerejeiras. A luz que reveste a encenação, o figurino da época, o falar e o gestual nos levam à um passado que expõe a decadência da aristocracia russa.
O comprador da área pobre na infância, abonado na meia-idade simboliza o estúpido burguês ávido por dinheiro; o jovem e eterno estudante com idéias socialistas, nos leva ao caminho do comunismo.
Texto, cenário, figurinos, luz incidental, música funcional, regência de cena fazem da peça Jardim das Cerejeiras uma agradável surpresa neste início do ano no âmbito teatral.
Ao final o público em pé ovacionou a representação por longo tempo.
Serviço:
Jardim das Cerejeiras
Autor: Anton Tcheckov
Direção: Eduardo Tolentino de Araujo
Onde: Teatro Aliança Francesa
R. General Jardim, 182, Vila Buarque - SP
Tel. 11 3672-2379
Hor. de 5a. à Sáb. às 20,30 horas, Dom. 19h.
Avaliação: Excelente
Até: 25/02