Uma exposição com parte do acervo do Clube Desportivo São Lázaro, que completaria 70 anos em 2019, está sendo realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira, até o dia12 de julho.
No espaço reservado aos materiais, os visitantes podem observar os troféus conquistados pelo time de futebol e os prêmios faturados pela Escola de Samba Morro do São Lázaro nos desfiles carnavalescos. Segundo o curador da exposição, o jornalista Antonio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha), o clube, que levava o nome do bairro, foi fundado em24 de junhode 1949, mesma data de aniversário da cidade.
Já a Escola de Samba, também marcada na história de São João, surgiu na década de 1960, reunindo número expressivo de participantes.
“Sempre foi uma agremiação muito querida e respeitada em nossa cidade e região, por envolver pessoas que se identificavam com o clube numa inimaginável simbiose entre o esporte, carnaval e religião”, destaca.
Registros do livro “100 anos de Futebol em São João da Boa Vista”, de autoria do próprio Leivinha, reforçam que Clube Desportivo São Lázaro tinha forte ligação com a igreja. O principal motivo era o fato de o ponto de encontro do time de futebol e da Escola de Samba acontecer no Bar do Rubens Tanaka, situado à época no entorno da igreja do bairro. A agremiação carnavalesca, principalmente, ensaiava os enredos nas imediações para disputar os desfiles em São João.
“Um contraste inimaginável de bom relacionamento entre jogadores, sambistas, torcida e fiéis. Deixa muitas saudades”, diz emocionado o jornalista.
Aberta ao público, a exposição tem apoio do Departamento Municipal de Cultura. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 12h às 17h. O Museu está localizado na Praça Governador Armando Salles de Oliveira