Cultura

Escola da Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista na final do concurso ‘Vozes pela Igualdade de Gênero’


Até estaquarta-feira (2) é possível participar da votação online que vai eleger a composição vencedora do concurso musical “Vozes pela Igualdade de Gênero” realizado pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com o Ministério Público de São Paulo. A música com o maior número de votos será a vencedora e gravada em estúdio profissional. Os autores das dez composições finalistas também vão receber certificados.

Para conferir os vídeos e votar é preciso acessar o portal da Seduc (https://sed.educacao.sp.gov.br/VotacaoOnline/VotacaoIgualdadeGenero2019) informar município e escola ou selecionar a opção “outros”, caso não seja de nenhuma escola. É possível votar mais de uma vez e em diferentes candidatos.

O concurso está em suaquartaedição e visa estimular o debate sobre a violência e respeito à diversidade de gênero entre os jovens e adolescentes. O tema deste ano é “A cor da minha pele dá poder à minha voz!”

Foram aceitas letras e músicas inéditas em qualquer estilo musical, compostas em língua portuguesa e respeitando o tema. As inscrições foram feitas individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. As dez músicas que chegaram até a final passaram antes pela seleção da escola, nas Diretorias de Ensino e por último por uma comissão julgadora formada por representantes do Ministério Público, da Secretaria da Educação e da área musical.

Entre as dez finalistas há uma canção inscrita por escola que pertence a Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista: Escola Estadual de Tempo Integral Oscar Villares, da cidade de Mococa. A música “Mãe África” é das alunas Marta Luciano Lucas e Lília Luciano Lucas, que tiveram Maria Izabel Franzon como professora orientadora.

As outras nove escolas finalistas pertencem as seguintes Diretorias de Ensino: Bauru, Guaratinguetá, Itapeva, São Paulo (Leste 3), São Carlos, São Vicente e Sertãozinho e São Paulo (Sul 3)