Seg06212021

Last update03:35:34 PM

 

Back Você está aqui: Home Cultura SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Cultura

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA


Começa nesta segunda-feira (17), a 19ª Semana Nacional de Museus, que neste ano tem o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Organizada no mundo todo pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), no Brasil é incentivada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio. Durante toda a semana, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Governo Federal promovem, com apoio de museus e instituições culturais, uma agenda que visa fomentar e inspirar o conhecimento sobre a história e a cultura

Há programação em cidades brasileiras de todos os estados da federação, todos com atividades on line devido a pandemia. A assessoria de comunicação da Prefeitura de São João confirmou que o Museu Histórico Pedagógico Armando Salles de Oliveira participaria da Semana Nacional de Museus e estava preparando atividades on liine, mas até a tarde desta segunda-feira não havia divulgado a programação.

Os Correios participam da programação com a apresentação de obras da artista Martha Poppe, disponível em tour virtual na página dos Correios no Youtube.

A artista plástica Martha Poppe foi formada na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e ficou conhecida pela atuação junto à filatelia brasileira, criando imagens que foram estampadas em inúmeros selos. Suas obras também podem ser vistas na fachada do prédio do Museu Correios, em Brasília/DF. São quatro painéis que contam a história postal e telegráfica do Brasil, montados no formato mosaico, feitos em pastilhas de vidrotil. As peças trazem os seguintes temas: A Descoberta do Brasil e a Carta de Caminha; O Século XIX com a invenção do Telégrafo Elétrico e da Telefonia; A Reforma Postal com a invenção do Selo Postal e A tecnologia revoluciona as comunicações atuais.

CULTURA INDÍGINA

O Museu Índia Vanuíre participa da Semana de Museus com a exposição virtual "Ató Jagí Burum Krenak - Saberes do Povo Krenak". Será apresentado ao público um acervo de peças confeccionadas pelos indígenas, como adornos corporais, vestimentas tradicionais, armamentos e trançados, exibidos por meio de galeria de fotos e vídeos que podem ser acessados diretamente no site oficial do Museu, na página da mostra.

Além disso, nas redes sociais do Museu serão mostrados depoimentos de historiadores e representantes indígenas; sobre o processo de construção de uma programação cultural; ações de conservação e documentação realizadas pela instituição. E como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa).

CAUSA ANTIRRACITA

E o Museu do Futebol na 19ª Semana Nacional de Museus, promove no dia 20 de maio, às 17h00, o bate-papo “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. Em anos recentes, a instituição tem se colocado ao lado da luta contra o racismo, contribuindo para um futuro antirracista a partir de um conjunto de ações elaboradas pelo seu Centro de Referência, Núcleo de Programação Cultural e Exposições e pelo Núcleo Educativo. Dentre as ações, o destaque é a próxima exposição temporária prevista para inaugurar em junho e que tem como protagonista o goleiro Moacyr Barbosa, cuja carreira brilhante ficou marcada pela derrota na Copa do Mundo de 1950 e escancarou como opera o racismo na sociedade brasileira. Para discutir esse processo, a coordenadora do CRFB, Diana Mendes, conversa com a professora Lígia Ferreira, do Departamento de Letras da Unifesp.

A transmissão do debate será gratuita pelo Facebook e YouTube do Museu e não é necessário fazer inscrição prévia.

Já nos dias 18 de maio, às 10h, e 22, às 15h, é a vez do Núcleo Educativo realizar a oficina Museu de Mim, atividade lúdica e poética que tem como foco a identidade e a memória afetiva. Para essa atividade, há limite de público de 30 pessoas por evento e é necessária inscrição prévia pelo formulário: https://forms.gle/LwGKUQRpZiHcovfdA. O link do encontro será enviado aos inscritos.