(Na foto as atletas da equipe de Ginastica)
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, deu início nestaquarta-feira, 14, à 8ª e última etapa regional da 22ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), no “Ginásio Vô Lucato”, em Limeira. Atédomingo, 18, mais de 2 mil atletas de 45 municípios da região de Campinas competirão em 14 modalidades adaptadas para o público a partir de 60 anos: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Nas fases regionais do JORI, são selecionados os dois melhores colocados em cada modalidade para participar da grande final estadual que, este ano, acontece em Praia Grande no mêsde março.
A Seleção de São João está em Limeira participando do JORI com 75 membros, entre atletas e comissão técnica. Com apoio da Prefeitura, os competidores, com idades acima de 60 anos, participam nas modalidades de coreografia, buraco masculino, malha, tênis de mesa, truco, vôlei feminino e dominó.
A competição da modalidade Coreografia aconteceu no primeiro dia, com a apresentação de 28 equipes. Os vencedores foram os municípios de Itatiba (1º lugar), Amparo (2º lugar) e Serra Negra (3º lugar).
“CAROS COROAS”
Os Jogos dos Idosos tiveram seu início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, na cidade de São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso, e a (antiga) Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo,hojeSecretaria de Esporte, Lazer e Juventude organizou outro encontro dos participantes em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.
Para a inclusão nos Jogos, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para JEI - Jogos Estaduais do Idoso, que atualmente intitulada como JAI – Jogos Abertos do Idoso.