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Orquestra Sinfônica russa “Evgeny Svetlanov” na Sala São Paulo

MUSICA ERUDITA

Tarcilio de Souza Barros

   O primeiro Concerto musical do Mozarteum Brasileiro começou com uma das mais antigas formações sinfônicas da Rússia a Orquestra Sinfônica Estatal Russa "Evgeny Svetlanov" regida pelo maestro norueguês Terje Mikkelsen e como convidado o premiado pianista russo Philipp Kopachevsky.

   Um corpo de 95 músicos a Sinfônica é considerada uma das melhores do mundo. Foi ovacionada em locais célebres, como a Praça Vermelha de Moscou, o Carnegie Hall de New York e a Sala Pleyel em Paris.

   A Russian State Symphony Orchestra nasceu em5 de outubrode 1936 no Great Hall do Conservatório de Moscou sob a direção de A. Gauk e F. Kleiber. Sob o comando de Eugeny Svetlanov (1965-2000) veio à tornar-se a melhor orquestra do mundo. Ouvindo sua audição em cena observamos impecável sincronismo e sonoridade instrumental de seus renomados instrumentistas.

   A Sinfônica foi regida pelo maestro Terje Mikkelsen conciso e dotado de elegante gestual. Graduado na Norwegian State Music Academy tem se apresentado com as mais famosas orquestras da atualidade. O maestro norueguês de cavanhaque e cabelo longos divididos ao meio ao assumir a regência despertou agradável carisma no público por seudomínio magistral na regência orquestral.

   Com apenas 28 anos, o pianista russo Philipp Kopachevsky vencedor do Prêmio Franz Schubert Piano Competition na Alemanha. Teve uma atuação impecável no no Concerto para Piano nº 2 em do menor, op. 18 (1901) de Sergei Rachmaninoff (1873-1943) obra prima musical considerada uma das belas obras da história da música foi soberba. 

 O compositor russo teve uma vida de sucessos internacionais interrompida por graves crises emocionais e terminada pelo suicídio. Philipp Kopachevsky é um pianista de rara sensibilidade, conseguindo exprimir através das notas musicais do Concerto as belas passagens românticas, e os movimentos dinâmicos com seu colorido exótico, desta obra única por seu gosto musical. 

   A performance se iniciou com uma seleção de Peer Gynt de Edvard Grieg (1843-1907). Este homem suave e tímido começou a compor baseado no rico folclore musical  da Noruega. Peer Gynt, de Ibsen obra literária destinada para o palco, tirou Grieg  em 1876 duas Suites que obtiveram o mais absoluto sucesso mundial. Criou peças poéticas e o Lied, ou então a forma livre da "suite". A seleção das peças de Peer Gynt ouvida atingiu a culminância do êxtase por ser obra melódica de invenção estupenda. Frisa expor a brilhante execução da Orquestra Russa comprovada pela qualidade acadêmica do corpo musical nesta obra.

   O encerramento da performance foi com a Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64 de Piotr Iliche Tchaikovsky 91840-1893) um compositor que teve uma vida relativamente curta marcada por desastres e envolvida por mistérios.

 O problema mais difícil de sua versátil obra é o das Sinfonias. A crítica prefere a Sinfonia nº  5 (1888) por entender ser esta mais elaborada que as demais que não seriam verdadeiras sinfonias no estilo clássico; porém são poéticas e bem trabalhadas: tem forte colorido russo, a atração do exótico, sem serem realmente "russas". O sucesso de Tchaikovsky no Ocidente foi imenso, sua música foi saudada com entusiasmo, como expressão da alma russa.

   Ao final da brilhante exibição da orquestra russa o público em pé prestou longa ovação e infindáveis aplausos reconhecendo o prestigio de seu insólito corpo musical.

Serviço:

Orquestra Sinfônica Estatal Russa "Evgeny Svetlanov"

Russian State Symphony Orchestra

Regente: Terje Milkkesen

Pianista: Philipp Kopachevsky

Concerto realizado na Sala São Paulo sob auspícios do Mozarteum Brasileiro.

Avaliação: Excelente