Falta de energia decorreu de falha no sistema nacional diz Elektro


No domingo, 28, no final da manhã milhares de residências em bairros diferentes da cidade, ficaram sem energia elétrica. Foram 9 minutos e cerca de 244 mil clientes de 42 municípios que tiveram o fornecimento prejudicado, inclusive São João da Boa Vista. Segundo a Elektro, o problema decorreu de uma falha no Sistema Interligado Nacional de Transmissão de Energia Elétrica. O problema ocorreu às 11h57 e durou nove minutos. A atuação do primeiro estágio do ERAC, coordenado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, ocasionou o desligamento de 110 MWh de carga, o que corresponde a 7% da demanda média da Elektro.
O processo de recomposição para a distribuidora foi finalizado às 12h06, com o restabelecimento de 244 mil clientes, localizados nos municípios afetados.
O ERAC é um sistema de proteção coordenado pelo ONS – Operador Nacional do Sistema, que determina cortes de carga seletiva às concessionárias de energia elétrica, em momentos em que há redução de geração no Sistema Interligado. Este sistema de proteção é necessário para preservação do restante do Sistema Elétrico Nacional.