A Semana Santa é umafesta móvelcristã e tem início no domingo antes daPáscoa, com o Domingo de Ramos que foi celebrado neste 25 de março. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento davida de Jesusmencionado nos quatroevangelhos canônicos(Marcos 11:1,Mateus 21:1-11,Lucas 19:28-44eJoão 12:12-19). Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor".
Neste domingo, fiéis de todas as Paróquias de São João foram às ruas em procissão, com ramos nas mãos, para relembrar a entrada de Jesus em Jerusalém e entre os cantos entoaram: “Rei, Rei, Rei, Jesus é o nosso Rei!”
Na Paróquia Santo Antônio o presidente da celebração foi o Monsenhor Orlando que teve como co-celebrantes os Padres Hadeleon e José Eduardo.
Na Catedral o celebrante foi o Bispo Diocesano Dom Antonio Emidio Vilar, e os co-celebrantes o Monsenhor Denisar e o Padre Claudemir. Dom Vilar vai ser o presidente de todas as celebrações da Semana Santa na Igreja Catedral.
O Tríduo Pascal(emlatim:Triduum Paschale) é o conjunto de três dias celebrados noCristianismo, composto pelaSexta-Feira Santa(celebração que começa com a Missa vesperal na Ceia do Senhor naQuinta-feira Santa), o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa (que começa com aVigília Pascal).O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.
Na missa da Quinta-feira Santa, durante o Glória os sinos da igreja dobram e só voltam a tocar na proclamação do Glória na Vigília Pascal. Após a homilia ocorre o ritual da Lavagem dos Pés pelo Sacerdote conforme Jesus fez com os apóstolos. A Missa termina com a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor. Adoração Eucarística é recomendada, mas deve ser feita sem solenidades. Todos os altares da igreja ficam desnudos, exceto onde se está o Santíssimo
Na Sexta-feira da Paixão os fiéis relembram a Paixão e crucificação de Jesus. Em lugar da Missa, tem-se outra celebração litúrgica; as imagens dos santos e crucifixos devem estar encobertos. Sexta-feira Santa é dia deJejume abstinência de carne. A Igreja pede ao seus filhos que se silenciem para relembrar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No Sábado Santo ou Sábado da Aleluia não se celebram missas durante o dia, antes da celebração daVigília Pascalna noite. É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança que Jesus vai ressuscitar.
SANTOS ÓLEOS
Na Quinta-Feira Santa, às 9h00, na Igreja Catedral de São João Batista, o Bispo Diocesano Dom Vilar preside a Missa dos Santos Óleos, com a presença de todos os padres das Paróquias. A Liturgia da Igrejaprivilegia três óleos, chamando-os de"Santos Óleos": Óleo dos enfermos, Óleo dos catecúmenos e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal será consagrado na missa que Dom Vilar celebra com todo o seu presbitério na próxima Quinta-Feira Santa.
O Óleo dos Catecúmenos concede a força doEspírito Santoaqueles que serãobatizadospara que possam ser lutadores deDeus, ao lado deCristo, contra o Espírito do mal. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.
O Óleo dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
O Santo Crisma é um óleo perfumado utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote. Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo.