Campanha do Agasalho 2018 – É tempo de doar!


O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido por Lu Alckmin e o Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, presidido por Carvalho já iniciaram a Campanha do Agasalho 2018, que neste ano tem como slogan “É tempo de doar!” O Fussesp ainda conta com o apoio da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Sousa, para divulgar a campanha. 

Em São João a Campanha do Agasalho 2018 foi lançada oficialmente nesta semana em solenidade realizada no Salão Vermelho da Prefeitura por Solange Camargo Carvalho. A solenidade contou com a presença do Prefeito Vanderlei, da Diretora de Assistência Social, Eliane Rossi, e representantes de instituições parceiras na divulgação e execução da campanha. O objetivo é conseguir cerca de 70 mil peças durante toda a campanha.

Solange Camargo informou que o Fundo Social de Solidariedade é responsável por reunir os colaboradores e entregar o material de divulgação da campanha enviado pelo Governo do Estado de São Paulo - “Já temos um estoque com cerca de 20 mil peças para começar a distribuir imediatamente, afinal, o intuito da campanha é ajudar quem precisa o mais rápido possível”. Embora as doações possam ser feitas durante o ano todo, o encerramento da campanha será em31 de julho.

Doações

Roupas e calçados doados são encaminhados para um centro de triagem, encarregado de avaliar se estão em bom estado, e distribuídos para quem necessita por meio do Departamento de Assistência Social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais entidades colaboradoras. Pode-se doar qualquer tipo de roupa, desde que esteja limpa e bem conservada, além de cobertores e calçados. “As peças com maior necessidade são calças masculinas, meias e roupas para bebês”.

 

Parceiros

A Campanha do Agasalho conta com vários parceiros que ajudam a promover e arrecadar roupas na cidade. Para o 1º sargento Cristiano Carvalho, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-036, é uma oportunidade de conscientizar os jovens da importância de ações sociais como essa. “Eles convidam os pais, os amigos a participarem e nós temos um ‘Dia D’, em que nós saímos pelas ruas e fazemos essa coleta de casa em casa. Isso é importante porque eles se integram à sociedade com essa ajuda”, afirma.

 Wildenir Silveira, sargento do Corpo de Bombeiros, destaca a eficácia de unir diferentes instituições em prol da causa. “Uma pessoa só, fica difícil, porém juntando várias entidades a gente consegue um número bem maior de doações e atingir o máximo possível da cidade”.

 “O jovem ganha a consciência da doação, não só fazendo a limpeza no armário dele, junto da mãe e do pai, mas também arrecadando nas outras casas”, diz José Carlos Gallego, chefe do Grupo Escoteiro Marechal Rondon. “Um jovem do escoteiro tem a convivência com o jovem do DeMolay, com o pessoal do Tiro de Guerra, com quem têm proximidade de idade, tem todo esse envolvimento”.

 

Pontos de arrecadação

Prefeitura Municipal

Câmara Municipal

Departamento de Assistência Social

Escolas municipais, estaduais e particulares

Unifae

Unifeob

Tiro de Guerra

Policia Militar

Corpo de Bombeiros

Delegacia Seccional

Associação Comercial e Empresarial (ACE)

Sabesp

 

Pontos de distribuição

 Assistência Social (área central e rural):segunda,quartaesexta-feira, das 8h às 10h30 / 13h às 15h30 – R. São João, 322 – Centro

CRAS Nova República:terça-feira, das 13h às 16h, esexta-feira, das 8h às 10h30 – R. Monsenhor João Ramalho, 587 – Nova República

Proteção Básica Resedás:segunda-feira, das 8h às 10h30, equarta-feira, das 13h às 16h – R. Alfeu Doval, 220 – Parque dos Resedás II