Programação gratuita reúne artistas no Theatro Municipal e praças da cidade de 24 a27 de maio
A Semana Fica-Fica em sua quarta edição acontece a partir de quinta-feira. A lei que instituiu o evento cultural em São João da Boa Vista, foi uma iniciativa do Vereador Bira (PR) para reverenciar a música sertaneja e homenagear Gavino Quessa que por décadas se destacou como um dos comunicadores mais populares da história do rádio de São João e região, sempre com foco nos compositores, cantores e intérpretes da música sertaneja.
Gavino Quessa, popularmente conhecido como Compadre Fica-Fica, promovia shows de auditório com presença de artistas da cidade e região e também que se destacavam no cenário da música sertaneja. Nestes eventos em locais diversos da cidade, como o salão de eventos da Igreja de Nossa Senhora do Pérpétuo Socorro ou Ginásio do CIC/Santo André, eram assistidos por milhares de pessoas.
Fica-Fica também durante muito tempo promoveu os shows com prêmios para o público e ficou muito conhecido no meio artístico nacional. Nomes de famosos cantaram e encantaram o público aqui em São João, entre eles, Marcelo Costa, João Mineiro e Marciano, Perla, Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Elke Maravilha, Trio Parada Dura e as próprias As Galvão, convidadas da 4ª edição da Semana Fica-Fica.
AS GALVÃO
As Galvão, duas das vozes mais respeitadas da música sertaneja, protagonizam o show de abertura da 4ª Semana Fica-Fica, no Theatro Municipal, às 20h30. Pela iniciativa do Vereador Bira, o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho assinou a Lei que instituiu o evento como parte integrante do calendário cultural do município. Assim, o show de As Galvão, e todas os eventos da Semana Fica-Fica são gratuitos.
Principais estrelas da programação, não é a primeira vez que as irmãs Mary e Marilene, As Galvão, marcam presença na cidade. As artistas, com 70 anos de estrada musical, já participaram de shows, em São João, a convite do próprio radialista Fica-Fica.
Para a abertura do evento, as cantoras paulistas prepararam uma exibição especial com as canções “No Calor dos Teus Abraços”, “Coração Laçador” e “Beijinho Doce”, obras consagradas e muito divulgadas na época em que o comunicador Fica-Fica apresentava programas na rádio Piratininga AM 970.
PROGRAMAÇÃO
Depois de As Galvão na noite de quinta-feira, no dia 25 (sexta) a Semana Fica Fica vai ao Jardim Europa, ocasião em que a Praça Jair Januzzi (Praça da Viola) recebe a Orquestra de Violas de Holambra.
O som dos instrumentos de cordas volta a ser emitido nosábado, dia 26, em outro importante espaço público da cidade: Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República. Desta vez, as obras musicais ficam com a interpretação da recém-criada Orquestra de Violas de São João da Boa Vista. Sob a regência do maestro Luís Filipini, a exibição dos violeiros começa às 20h00.
O encerramento da 4ª Semana Fica-Fica acontece nodomingo, dia 27, às 20h, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Caslini). O cantor Serginho, acompanhado de convidados, sobe ao palco para um show que promete ser bem dançante.
COMPADRE FICA-FICA
Acostumado a citar o famoso bordão “Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo!”, Gavino Quessa, o compadre Fica-Fica, começou a carreira artística em 1947. Mineiro de Andradas, nascido em 1922, o comunicador era filho de imigrantes italianos. Anos mais tarde, passaria a ser um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região.
Numa época em que o rádio fazia parte, com exclusividade, da vida cotidiana e imaginário da população, Fica-Fica apresentou programas de auditório (Difusora ZYJ6) e produziu as atrações de sucesso “Terra Sempre Terra, “Amanhecer no Sertão”, “Viola de Ouro” e “Festa na Fazenda”, na rádio Piratininga AM 970.
Locutor renomado, Fica-Fica participou de incontáveis exibições teatrais e circenses tanto na zona urbana quanto na zona rural. Uma de suas marcas era apoiar artistas locais.
Devido aos excelentes serviços prestados no rádio em favor da cidade e região, ele recebeu do presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, o título de Cidadão Sanjoanense, em 1982.
Antes conquistar ouvintes na Rádio Piratininga, o comunicador exerceu as funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas, além deterse tornado o dono da tradicional loja “Jeca Tatu”, no antigo mercado municipal.
Fica-Fica morreu em 1994. No entanto, o radialista manteve sua história e jargões vivos por meio de homenagens prestadas. Uma delas é a inclusão de seu nome ao bosque Gavino Quessa, área da Prefeitura de São João, localizada nas proximidades do clube Mantiqueira.