Programa do UNICEF faz parte de estratégia de combate à evasão escolar
A Prefeitura de São João da Boa Vista aderiu à Busca Ativa Escolar desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A ferramenta virtual é uma das estratégias do programa “Fora da Escola Não Pode”, visando combater a exclusão escolar.
O primeiro encontro aconteceu no salão do Departamento Municipal de Educação e reuniu representantes dos departamentos de educação, saúde, assistência social e cultura, Câmara Municipal, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino.
Por meio da Busca Ativa Escolar, o município terá dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.
Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.
Segundo o site 'Fora da escola não pode", com base no último censo, em São João da Boa Vista eram 853 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola.
O Prefeito Vanderlei aderiu ao programa com o objetivo de identificar essas pessoas, inseri-las na escola e garantir o direito primordial à educação.
“Nas próximas semanas teremos formações para supervisoras institucionais e agentes comunitários, para dar início dentro da plataforma e desenvolver ações para o plano de trabalho, e assim buscar essas crianças e adolescentes”, destacou Heloisa Daroz de Araújo Pinto, supervisora de educação e coordenadora operacional do projeto.
A UNICEF tem como entidades parceiras a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.