Programação diversificada e gratuita
Tem início neste sábado, 22 de setembro, a 41ª edição da Semana Guiomar Novaes, um festival cultural em homenagem à célebre pianista nascida na cidade. O evento, executado pela organização social de cultura APAA conta com a parceria da Prefeitura de São João da Boa Vista e tem programação inteiramente gratuita.
A Semana Guiomar Novaes tem uma programação diversificada e linguagens variadas, com música erudita e popular, dança, palestra e espetáculos voltados ao público infantil. As atrações deste ano também acontecem em vários locais: Theatro Municipal, Praça Joaquim José, Anfiteatro Estação das Artes, em três escolas da rede municipal, duas igrejas, no Galpão Feira Livre e no Museu de Artes Sacra da Diocese de São João da Boa Vista.
Entre os destaques da programação está “Chopin ou o Tormento do Ideal”, espetáculo consagrado a Chopin que associa música e poesia, interpretado pela atriz Nathalia Timberg e tocado por Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, dirigidas por José Possi Neto.
A programação da 41ª Semana Guiomar Novaes oferece ainda apresentações da mezzo soprano Mere Oliveira, dos pianistas Marcelo Bratke e Gustavo Merida, da cantora Mariana Aydar e da Cia. de Danças de Diadema, entre outras atrações.
Além da programação cultural, a Semana Guiomar Novaes conta desde a edição de 2017 com uma parceria gastronômica. O São João da Boa Mesa faz uma seleção de bares, sorveterias, restaurantes e cafés da cidade, que oferecerão pratos especiais com descontos em duas faixas de preços: de R$ 9,90 a R$ 49,90.
PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA
22 de setembro – 21h00 – Theatro Municipal
Abertura da Semana com a apresentação da Orquestra de Sopros de Araras.O maestro Francisco Paulo Russo passou por essa vida prestando serviços ao culto da música em Araras. Fundou e dirigiu diversas corporações musicais, entre elas à “Lira Infantil Carlos Gomes”, fundada em 1928. Em 1913 reorganizou a Banda Carlos Gomes que deu origem à Corporação, que se tornou patrimônio histórico de Araras. A corporação musical Maestro Francisco Paulo Russo possui um passado de glórias: foi campeã estadual e nacional em 1977, concurso realizado pela “Funarte” e divulgado pela rede Globo de Televisão; em 18 de setembro de 94 tornou-se campeã regional da cidade de São Paulo (SP); em 96, 97, 98, 99, 2000 e 2005 conquistou o 1° lugar no Concurso de Bandas “Zequinha de Abreu”, em Santa Rita do Passa Quatro. Teve como maestros José Barbosa de Britto, Hugo Montagnoli, o saudoso maestro Alfredo Alexandre Pelegatta e Luiz Carlos Morgili e atualmente Marco Meliscki que tem feito um trabalho contínuo de renovação e crescimento dando origem a “Orquestra de Sopros de Araras Maestro Francisco Paulo Russo”.
DIA 23 – DOMINGO
10h00 - Fonteatro Emílio Caslini – MALABARINDO
Um espetáculo de variedades circenses para toda família! Onde as confusões de Polenta tiram a paciência de Tico e provocam gargalhadas da platéia, com Bruno Peruzzi como Tico Toco e Danieli Maimoni como Polenta
11h00 – Theatro Municipal – Danilo Brito Trio
Danilo Brito é bandolinista e compositor, um dos mais importantes intérpretes da música do mundo, reconhecido por sua extraordinária habilidade e capacidade única de emocionar o público.
João Luiz Sampaio fala sobre a vida e carreira da pianista brasileira Guiomar Novaes, mostrando a importância da artista no cenário internacional ao longo do século XX, com atenção especial aos concertos e às gravações realizadas nos Estados Unidos. Durante sua carreira, a pianista trabalhou com grandes orquestras e maestros, além de oferecer recitais que estavam entre os mais concorridos das temporadas de que participava, exercendo no público e na crítica enorme fascínio.
A pianista Eudóxia de Barros é dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista.
20h30 – Theatro Municipal – Tributo à Rossini
Trechos de óperas do compositor - Canto e Piano
PRÓXIMA SEMANA
Entre os destaques da programação da próxima semana está “Chopin ou o Tormento do Ideal”, espetáculo consagrado a Chopin que associa música e poesia, interpretado pela atriz Nathalia Timberg e tocado por Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, dirigidas por José Possi Neto.
A programação da 41ª Semana Guiomar Novaes terá ainda apresentações da mezzo soprano Meire Oliveira, dos pianistas Marcelo Bratke e Gustavo Mérida, da cantora Mariana Aydar e da Cia. de Danças de Diadema, entre outras atrações. O Bairro Alegre, pela primeira vez, receberá um evento da Semana Guiomar Novaes na Igreja Santa Cruz.