Uma semana de espetáculos culturais gratuitos e variados estão sendo apresentados no Theatro Municipal, na Estação das Artes, na praça central da cidades, nas escolas, em igrejas e no Galpão da Feira Livre. A 41ª edição da Semana Guiomar Novaes é um festival cultural em homenagem à célebre pianista nascida em São João da B ao Vista. O evento, executado pela organização social de cultura APAA conta com a parceria da Prefeitura de São João da Boa Vista e tem programação inteiramente gratuita.
A Semana Guiomar Novaes tem uma programação diversificada e linguagens variadas, com música erudita e popular, dança, palestra e espetáculos voltados ao público infantil.
Além da programação cultural, a Semana Guiomar Novaes conta desde a edição de 2017 com uma parceria gastronômica. O São João da Boa Mesa faz uma seleção de bares, sorveterias, restaurantes e cafés da cidade, que oferecerão pratos especiais com descontos em duas faixas de preços: de R$ 9,90 a R$ 49,90.
PROGRAMAÇÃO
Os eventos da Semana Guiomar Novaes 2018 seguem até o próximo final de semana.
Nesta segunda-feira, Duo Laudes – Harpa e voz, será na Estação das Artes (o novo anfiteatro no Largo da Estação), às 20h30. O espetáculo tem canções clássicas brasileiras e espanholas, e o público vai provar tanto sonoridades vibrantes, quanto de delicadas harmonizações com Mere Oliveira – mezzo-soprano, e Talita Martins – Harpista.
NAS ESCOLAS
“Mjiba – A Boneca Guerreira” conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado dentro dessa caixa: uma boneca negra. A partir do contato com a boneca, os palhaços apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pela mulher negra.
O espetáculo também vai à EMEB Professor João Baptista Scannapieco, no Jardim Durval Nicolau – dia 26 – e será encenado em dois horários: 9h30 e 14h30.
GALPÃO DA FEIRA LIVRE
O Grupo Namakaca participa da Semana Guiomar Novaes com um espetáculo de circo – “É nóis na Xita” que destaca o convívio entre três personagens: Du Circo, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de improvisação.
Além de malabarismos, monociclos, acrobacias, equilibrismos e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como cavaquinho, o pandeiro e a percussão.
“É nóis na Xita” será apresentada no Galpão da Feira Livre na terça-feira (25) e na quarta-feira (26), e em cada um deles com dois horários distintos: 9h30 e 14h30.
NAS IGREJAS
Na terça-feira (25), além dos espetáculos infantis, tem mais dois eventos culturais na Semana Guiomar Novaes. & Wolf Borges
“Outra Saudade” é o novo CD de Jucilene Buosi e Wolf Borges. Pela primeira vez juntos em um álbum dedicado à performance vocal, os intérpretes dão novas leituras a sucessos de grandes artistas do passado – La vie em rose, Rosa, Tango pra Tereza, El dia que me queiras, Ave Maria no morro, Chuáchuá – além da canção autoral que dá nome ao trabalho composta por Wolf, Outra saudade. A apresentação acontece na Capela Santa Cruz, no Bairro Alegre, às 20h30.
Os corais Elohim, Coral Boca Livre e Coral infanto Juvenil Vozes de São João vão se apresentar na Igreja Matriz São Sebastião, na Vila Valentim, às 20h30.