Cinco espetáculos fecham a Semana Guiomar Novaes 2018

41ª edição da Semana Guiomar Novaes, festival cultural em homenagem à célebre pianista nascida na cidade, termina neste final de semana com mais cinco espetáculos, todos gratuitos. O evento, executado pela organização social de cultura APAA conta com a parceria da Prefeitura de São João da Boa Vista.

Neste sábado, dia 29, são dois eventos. O primeiro deles às 17h00, no Museu de Arte Sacra, na Praça Roque Fiori, com a Abertura da Exposição “150 anos de Padre Josué: Criador da Centenária Banda Guiomar Novaes”. Um Sexteto de Cordas, composto por integrantes do  Projeto Primeiro Movimento da Prefeitura de São João da Boa Vista, vão executar obram barrocas, como Canon em Ré (J. Pachelbel), Alla Rústica (Antonio Vivaldi) e Aria da Quarta Corda (J. S. Bach).

Ainda neste sábado, mas às 21h00 no Theatro Municipal, o público assiste ao show da cantora Mariana Aydar, paulistana de nascimento mas que sente o sangue nordestino ferver em suas veias. A paixão nasceu na infância no colo do “Mestre Lua” (Luiz Gonzaga), percorreu a adolescência pela Bahia e carnavais na pipoca, backing vocal de Daniela Mercury, passando pelos palcos das casas de forró, quando liderava sua banda Caruá. Ela sempre esteve em meio a xotes, sambas reggae e xaxados.

No show para o público sanjoaense a cantora resgata toda a raiz do sertão, tira do baú grandes clássicos do mestre e amigo Dominguinhos como “Gostoso Demais” e “Tenho Sede” além de outros como “Feira de Mangaio”, “Forró do Xenhenhem” e “Frevo Mulher”. Também caminha por outras vertentes da música nordestina como Baiana System, Timbalada e Lenine. Mariana transformou grandes sucessos em arrocha, como “Eu te amo você”, da Marina Lima, e “Sintonia”, de Moraes Moreira. Nessa nova proposta traz guitarras psicodélicas, xotes de jazz e a eletricidade da bateria sem perder a alma nordestina, além de mostrar seu lado compositora em músicas inéditas, que nasceram no seu cantinho Trancoso/Caraíva.

Dividem o palco com Mariana Aydar os músicos: Rafael Moraes – Guitarra; Magno Vito – Baixo e synth bass;  Bruno Marques – MPC; Cosme Vieira – sanfona; Felipe Silva (Feeh Silva) – zabumba.

TRÊS SHOWS NO DOMINGO

No domingo, último dia da Semana Guiomar Novaes o público assiste um espetáculo teatral e dois de dança. O primeiro, às 10h30 no Theatro Municipal, o Grupo de Teatro Vaiquejátoindo encena “Boca de Ouro”.

Boca de Ouro é um bicheiro carioca que é temido e respeitado. Após a morte do bicheiro, o jornalista Caveirinha tenta descobrir uma “big” história para sua matéria indo até a casa de Guigui, ex-amante de Boca de Ouro, que devido a seu estado emocional conta ao repórter três versões diferentes de Boca de Ouro e do casal Leleco e Celeste. A peça tem crueldade, comédia, amor e loucura e representa o autor como ele é. Destaque para a trilha sonora ao vivo no piano com Carlos Henrique Toni.

Também no Theatro Municipal, ,as às 16h00, a Cia de Dança de Diadema, apresenta “Força Fluida”, criada especialmente para a Companhia pelo coreógrafo Jaeduk Kim. Ele, um artista de múltiplas facetas, também criou a trilha sonora baseada em cânticos naturais de sua tradição oriental, utilizando sons de instrumentos típicos de sua tradição e voz monocórdia.

Encerrando a programação cultural da Semana Guiomar Novaes, às 18h00 no Theatro Municipal, o grupo de sapateado Step By Step, criado há 30 anos pela professora Silene Michelazzo, traz o espetáculo “Jump Retrô – Um Pulo no Passado”, inspirado nos grandes clássicos americanos. O elenco é composto por 22 dançarinos, alunos dos grupos juvenil e adulto da escola.
As coreografias foram criadas sobre trilhas de inesquecíveis musicais, como Mágico de Oz, Godspell, New York New York, Cabaret, Chorus Line, entre outras.