Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que, desde 1986, promove formação e vivência à população no campo da cultura. O Programa é administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.Hoje, além de três unidades localizadas na capital, o Programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (música instrumental e literatura), jornadas de gestão cultural, ciclos de cultura tradicional e contemporaneidade, qualificação artística de grupos de teatro e dança, e ações dedicadas à pesquisa e experimentação nas diversas linguagens artísticas bem como à formação de novos públicos.
A Jornada de Gestão Cultural acontece semana - dias 9, 10 e 11, no Teatro Estação das Artes, no Largo da Estação. O público terá acesso a palestras, planejamento estratégicos de projetos, fontes de financiamento e leis de incentivo
PALESTRA – 60 VAGAS
“Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais” será o tema da palestra de Carolina Kazumi, no dia 9 de novembro entre 19h30 e 21h30. Para planejar e executar projetos culturais, é essencial que o gestor esteja ciente de regras e riscos. Nesta palestra, Carolina Kazumi apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos, bem como suporte para pensamento de soluções otimizadas.
PROJETOS – 40 VAGAS
O projeto ocupa um lugar central na produção cultural brasileira. Por isso, elaborá-lo pressupõe bom planejamento e estudo de viabilidade, compreendendo as diferentes fontes de financiamento e possibilidades de atuação. “Planejamento Estratégico e Elaboração de Projetos” será coordenado por
Larissa Biasoli no sábado, dia 10 de novembro, das 10 às 12h00 e 14 às 18h00.
Fontes de Financiamento e Leis de Incentivo
No dia 11 de novembro, das 10 às 12h00 e14 às 18h00, Camila Alves vai apresentar “Fontes de Financiamento e leis de Incentivo”. Camila Alves é especializada em Gestão Cultural pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona, e pós-graduanda em Cultura e Globalização na Fundação Sociologia e Política – FESP/SP.