Unesp São João da Boa Vista recebe estudantes estrangeiros

Intercâmbio dos estudantes foi amparado por acordo entre Unesp e IAESTE

A UNESP Câmpus de São João da Boa Vista recebeu os estudantes Inken Buchholz daUniversity of Dresdene Simon Frank Holmes daTU-Darmstadt, visitantes da Alemanha, para um período de estágio pelo programa de intercâmbio amparado pelo acordo entre a UNESP e aInternational Association for the Exchange of Students for Technical Experience(IAESTE). Durante o período de estágio, os estudantes dos cursos de mestrado em Matemática e em Engenharia Mecânica, tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas nas áreas de formação, além de interagir com estudantes, pesquisadores e a população sanjoanense.

As atividades propostas para o estágio de Inken consistiram em investigar as leis de escala e identificar comportamentos regulares e caóticos em sistemas não-lineares. Para isso, extensivas simulações numéricas foram realizadas e confirmadas por uma robusta aproximação analítica. A estudante teve a oportunidade de apresentar os resultados oriundos do desenvolvimento do projeto na forma de uma comunicação oral no 3o Workshop em Sistemas Dinâmicos realizado no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais no câmpus de Pouso Alegre. Além disso, ela participou do7th Workshop on Nonlinear Physics, Chaos, Control and Applications – 2018realizado na UNESP no departamento de Física no câmpus de Rio Claro. Participou também na condição de ouvinte da primeira fase do Congresso de Iniciação Científica CIC/UNESP realizado no câmpus de São João da Boa Vista. A participação nos eventos científicos oportunizou à estudante adquirir conhecimento na área de Sistemas Dinâmicos, além de interagir com pesquisadores e estudantes de diferentes Instituições brasileiras.

A atividades desenvolvidas por Simon consistiram em resolver numericamente escoamento turbulento sobre um aerofólio com aplicação em pás de turbinas eólicas utilizando duas metodologias distintas implementadas em códigos de fonte aberta. Resultados das simulações foram comparados com dados experimentais. O estudante também participou como ouvinte da primeira fase do Congresso de Iniciação Científica CIC/UNESP no câmpus São João da Boa Vista. As atividades desenvolvidas permitiram a ele conhecer diferentes metodologias para a solução numérica da camada-limite turbulenta sobre aerofólios e ter contatos com estudantes e pesquisadores da UNESP em São João da Boa Vista.

Através deste programa os estudantes tiveram o suporte financeiro para custear as despesas básicas com acomodação e alimentação em São João da Boa Vista. A IAESTE também proporcionou aos estudantes a possibilidade de viajar nos finais de semana e feriados para pontos turísticos com o intuito somar na construção do conhecimento sobre o Brasil e a cultura brasileira.