Dom07202025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Agentes de mobilidade urbana começam a trabalhar dia 5 de fevereiro

Agentes de mobilidade urbana começam a trabalhar dia 5 de fevereiro

Os agentes uniformizados e motorizados já circulam pelas ruas da cidade, e somente este fato já gerou muitas críticas nas redes sociais. Mas era só treinamento específico. Mas eles vão agir e efetivamente começam a atuar no dia 5 de fevereiro. São 5 agentes públicos de mobilidade urbana, efetivados pela Prefeitura por meio de concurso público realizado em 2017, com a finalidade de atender e orientar a população no trânsito de São João da Boa Vista. 

TREINAMENTO

Os agentes receberam treinamentos na sede do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), e ainda concluíram um curso para agente de trânsito, com carga de 240 horas. Para os próximos dias, está previsto o início de um estágio coordenado pela ROCAM – Programa de Policiamento com Motocicletas.  

“Eles têm a competência de trânsito urbano, transporte coletivo. Não é uma coisa simples. A ideia é oferecer um serviço que nós não tínhamos. A cidade tem mais de 70 mil veículos circulando. Então, é orientar, educar e coordenar. Vai ter serviço demais. Temos uma demanda muito grande”, explicou o Coronel Ademir Aparecido Ramos, assessor municipal de Trânsito e Segurança.  

ATRIBUIÇÕES

Entre as atribuições do cargo de agente de mobilidade urbana está advertir ou aplicar autos de infração e de transporte. Mas eles também tem outras atribuições: identificação e separação de materiais e equipamentos de sinalização de trânsito; implantação de sinalização em obras, bloqueios e eventos; prestar suporte em acidentes de trânsito. 

O Coronel Ademir afirmou ainda que os agentes “não têm poder de Polícia. Apenas poder de Polícia administrativa de trânsito. Não andam armados, não são policiais”.