Equipe de AeroDesign da UNESP/São João avança para a categoria Advanced

 

 

Após o sucesso no torneio de acesso, a Adelphi competirá na categoria avançada

Criada em outubro de 2017, a Equipe Adelphi AeroDesign obteve sua primeira conquista: o oitavo lugar na classificação geral no torneio de acesso para a competição SAE Aerodesign Brasil 2019 e o quarto lugar na competição de projeto.

Em seu primeiro ano e competindo com mais de quarenta equipes, muitas com anos de experiência, a Adelphi AeroDesnign projetou uma aeronave capaz de levantar mais de 6,5kg de carga, o que lhe rendeu o oitavo lugar e colocou a equipe de São João da Boa Vista em condições privilegiadas de escolha da categoria para a competição principal de 2019: agora a Adelphi competirá na categoria Advanced.

Nessa categoria, a aeronave projetada pela equipe deverá transportar além de carga, um pacote tecnológico de telemetria e transmissão de imagem em tempo real. Tal escolha foi baseada na observação de que o projeto se encaixa perfeitamente nas especialidades dos dois cursos de Engenharia do Campus da UNESP de São João da Boa Vista: Engenharia Aeronáutica e Engenharia de Telecomunicações, fato que permitirá o desenvolvimento de cooperação e interação entre os dois cursos, alavancando novas perspectivas de aprendizagem e permitindo uma formação mais completa para os integrantes da equipe.

O sucesso da Adelphi AeroDesign de São João da Boa Vista nesta primeira etapa foi possível graças ao trabalho da equipe, que se empenhou desde o início para concretizar esse projeto, e também ao apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp e de outros patrocinadores. E a equipe seguirá trabalhando para colocar o nome da Unesp São João da Boa Vista entre os primeiros colocados da competição presencial deste ano.

 

HANGAR ESCOLA NO AEROPORTO

Alunos do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São João da Boa Vista, irão, em breve, participar de aulas práticas num hangar-escola previsto para ser construído pela Prefeitura no aeroporto municipal. O objetivo da administração municipal é contribuir com a universidade e fortalecer o desenvolvimento do polo aeronáutico em São João.

No aeroporto, localizado na Rodovia que liga São João a Aguaí, o galpão será numa área de 600 m². O projeto integra oficina, laboratório (com aparelhagem fornecida pela universidade), salas para atividades práticas e espaço para comportar um avião de pequeno porte, já adquirido pela instituição de ensino estadual. Embora o processo de construção seja burocrático, a expectativa é que as obras comecem no segundo semestre deste ano, após análise da parte de engenharia nos projetos hidráulicos e estruturais.

 De acordo com a Assessoria de Desenvolvimento Econômico, o aeroporto já abriga três empresas do ramo aeronáutico fabricantes de aviões: Octans Aircraft, Sector Aircraft e Seamax Aircraft.

O curso de Engenharia Aeronáutica foi implantado no câmpus de São João da Boa Vista em 2016. Nele, os alunos são estimulados a fazer estágios, cursos específicos de empreendedorismo e pesquisa. Participações em intercâmbios acadêmicos, projetos de extensão se iniciação científica fazem parte do conteúdo ministrado.