Dom07202025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Tríduo Pascal tem início nesta quinta-feira

Tríduo Pascal tem início nesta quinta-feira


E envolve três momentos do Mistério em uma única celebração

Nesta quinta-feira, os católicos no mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. A Quaresma, período litúrgico de 40 dias,  conclui-se justamente na Quinta-Feira Santa pela manhã com a Missa do Crisma – prelúdio do Tríduo Pascal.

São João Paulo II, ainda papa escreveu na carta aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa, de 1999, “oTriduum Sacrum, os dias santos por excelência, durante os quais misteriosamente participamos no regresso de Cristo ao Pai, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. De fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a Sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele; também nós somos chamados a tomar parte nela: a Sua Páscoa é a nossa Páscoa”.

SANTOS ÓLEOS

Na manhã desta quinta-feira, na Igreja Catedral foi celebrada a Missa do Crisma, dos Santos Óleos e da Unidade  presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Vilar, com a presença de todo o Clero da  Diocese. Na ocasião foram abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o Santo Crisma, daí ser também chamada "Missa dos Santos Óleos". Renovam-se nela as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo assim também chamada “Missa da Unidade”. O bispo, cercado pelos outros sacerdotes, abençoa os óleos, que serão usados nos diversos sacramentos:ocrisma(óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para oscatecúmenose o óleo para osenfermos, sinal da força que liberta do mal e sustenta na provação da doença.

Quinta-feira Santa

A celebração da Ceia Pascal, na quinta-feira à noite, relembra a grande ceia da despedida que começa, segundo o Evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade de amar até o fim, Ele se considera o servo da humanidade”.

Sexta-Feira da Paixão

“Depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências, eis que, na sexta-feira, celebra-se um rito sóbrio de intensa espiritualidade da morte do Senhor. Neste dia a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz.

Sábado Santo

Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, celebra-se a noite da Vigília Pascal, a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o Tríduo”.

CELEBRAÇÕES

Em todas as igrejas de São João haverá celebração do Tríduo Pascal.  A Missa da Institução da Eucaristia Cerimônia do Lava Pés e Adoração ao Santíssimo Sacramento na noite desta quinta-feira.

Durante a Sexta-Feira Santa a Adoração ao Santíssimo segue até às 15h00, quando tem a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e Adoração da Cruz.

Ainda na Sexta-Feira Santa, a cerimônia do Descimento da Cruz será às 19h00 na Praça do Santuário, defronte a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Procissão do Senhor Morto em seguida segue até a Igreja Catedral.

No Sábado Santo, as celebrações da Vigília Pascal acontece nas igrejas das Paróquias no período noturno.

E no Domingo de Páscoa as celebrações das Missas seguem os horários normais de cada Paróquia.