Proposta é mostrar que a Prefeitura oferece serviços gratuitos de ajuda a pessoas que vivem em situação de rua
Começou na manhã desta segunda-feira, 4, a Semana de Conscientização Contra a Doação de Esmolas. O trabalho, coordenado pelo Departamento Municipal de Assistência Social, consiste em visitas a estabelecimentos comerciais de São João da Boa Vista, com a proposta de orientar os proprietários para que não colaborem com doações materiais a pessoas que vivem em situação de rua.
Pelo segundo ano, a ideia é mostrar por meio desta ação que a Prefeitura está atenta à situação, e oferecendo serviços gratuitos para ajudar pessoas que se encontram em situações adversas diante da sociedade.
“O nosso foco principal nem tanto é o comércio, mas sim, as pessoas que se utilizam do comércio. É para que elas entendam que não é bom dar esmolas. Então, nós temos interesse de mostrar para a população todos os nossos projetos e programas voltados para pessoas em situação de rua. Eu acho que é uma campanha que está trazendo bons resultados”, afirma a diretora de Assistência Social, Eliane Buciman de Lima Rossi.
Quando chega ao comércio, a equipe de assistentes sociais, acompanhada de estagiários, solicita ao dono do estabelecimento que permita a fixação de um cartaz e o recebimento de um panfleto com abordagens ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura.
Frases como “Dê Mais que Esmolas, Dê Futuro” e “A Esmola Esconde um Grave Problema” estão inseridas nos materiais que estão sendo distribuídos.
O trabalho de ressocialização fornecido pela administração municipal inclui acolhimento no albergue, atendimento nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), prevenção de doenças com a realização de exames, entre outros tipos de ajuda.
A atividade de orientação está programada para acontecer nas principais ruas do comércio de São João até sexta-feira, dia 8.