Prédio da Prefeitura Municipal na Praça da Catedral iluminada no Natal de 2018 (Foto Assessoria de Comunicação)
Dezembro é o mês de muitos eventos que anunciam o Natal. A decoração da cidade com as luzes decorativas é muito esperada e gera expectativa por realçar praças, ruas, avenidas e prédios históricos da cidade, que durante todo dezembro viram ponto de fotografias e postagens nas redes sociais. Neste ano as luzes que anunciam a chegada do Natal em São João da Boa Vista estão previstas para serem acesas na noite de sábado,30 de novembro, logo após a celebração da uma Missa Campal, às 19h30, na Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República.
O ato religioso que, de forma oficial, abre a programação do “Natalna Fazenda”, tema escolhido pelo Departamento de Turismo para este ano, será presidido pelo Padre Donato Fidanza Filho, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
O coral Elohim, coordenado pelo maestro Estevão Eduardo e pianista Sara Ramos, também participa da cerimônia. Em seguida, a iluminação nos principais pontos da cidade (Avenida Dona Gertrudes e demais ruas da região central) começa a ser ligada para deixar a cidade em clima natalino.
EVENTOS GRATUITOS
Durante todo final de ano, o Departamento de Cultura programa vários eventos, todos gratuitos, e este ano integram a programação do “Natal na Fazenda”. A programação cultural deste ano tem início no dia 24 de novembro, às 18h00, no Theatro Municipal, com a 3ª edição do evento Vozes em Sintonia.
Na ocasião, 12 corais de diferentes municípios, com 300 vozes simultâneas, participam do show. A organização pede ao público que contribua com a doação de 1 quilo de ração (para canis da cidade) ou produtos de limpeza.
Ainda no mês de novembro, no dia 25, às 20h00, no Theatro Municipal tem a apresentação da Orquestra de Violas de São João, sob a regência do professo Luís Filipini.
Alunos da Associação dos Pais dos Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João se apresentam no Theatro Municipal, naterça-feira, 26, às 19h00.
Na quarta-feira, 27, às 20h30, no Theatro, o público assiste ao espetáculo “Rei Leão – As Aventuras de Simba”. A coordenação é dos professores Agenor Delehan e Cláudia Jesus da Silva Silveira.
O espetáculo “Ciranda de Valores”, promovido pela Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEHA) acontece na quinta-feira, 28, às 19h.
DEZEMBRO
O mês de dezembro terá eventos gratuitos no Theatro Municipal, na Praça Cel Joaquim José – Fonteatro Emílio Caslini, na Estação das Artes Beto Simões, em praças públicas nos bairros.
Dezembro vai começar com a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, no domingo, 1º de dezembro, às 18h00, no do Theatro Municipal sob a regência dos maestros Agenor Ribeiro Netto e Jota Lobo.
A tão esperada Parada de Natal será apresenta em duas datas com desfile na Avenida Dona Gertrudes e Praça Cel Joaquim José: dias 8 e 15 de dezembro.
Os eventos culturais seguem o mês todo e terminam no dia 23 de dezembro com o show do grupo Toca do Pagode na Praça Joaquim José às 20h00, e na Avenida Dona Gertrudes, defronte ao número 96. o pianista Gustavo Mérida, acompanhado de convidados, realiza o show “Uma Noite de Natal”.