Parada do Orgulho LGBT será virtual durante o mês de julho

*Imagens meramente ilustrativas

A Parada do Orgulho LGBT que há 12 anos é realizada em São João da Boa Vista será diferente neste ano devido ao isolamento social necessário por conta da pandemia do coronavírus. No ano passado o evento reuniu cerca de 6 mil pessoas, mas agora em 2020, os organizadores vão promover o evento de forma virtual ao longo de todo mês de julho, e que recebeu o nome de “Julho Rainbow Live”.

As lives estão programadas de 3 a 30 de Julho, com com entrevistas sobre a comunidade LGBT+, Saúde e Sexualidade, Segurança Pública, Legislação LGBT, Transexualidade e outros temas relevantes, inclusive de caráter de utilidade pública.

Todas as lives serão transmitidas por meio da plataforma StreamYard que é a patrocinadora oficial do evento. Elas serão transmitidas nas redes sociais da ONG, como a página do facebook (facebook.com/agqeoficial/), no Grupo da ONG Associação & Grupo Quatro Estações e na página do coordenador de eventos Chrysthopher Dekay, que vai atuar nas lives como entrevistador.

 

LUZES E CORES

Além dos eventos virtuais, a fachada da Escola Cel. Joaquim José na praça central de São João, de 3 a 26 de Julho, sempre das 18 às 23h00, será iluminada com as 6 cores da bandeira do arco-íris em alusão ao “Julho Rainbow Lives”. A mensagem que se deseja passar é de que “Tudo Vai Ficar Bem” e que logo estaremos juntos. As cores da tradicional e famosa bandeira arco-íris estarão separadas em demonstração da necessidade do isolamento social.

Outro prédio na área central da cidade que também receberá luzes das cores da bandeira LGBT, será o Theatro Municipal, porém virtualmente.

Estas ações são realizações da Associação E Grupo Quatro Estações, que é a ONG responsável pela parada, em parceria o Departamento Municipal de Cultura e o Departamento Municipal de Turismo de São João da Boa Vista.

O Coordenador de Políticas para a Diversidade Chrysthopher Dekay informou que “o evento foi pensado e montado por toda a comissão organizadora da ONG que hoje se compõe de 15 pessoas, e que a parceria e patrocínio com a plataforma StreamYard foi feita por Luigi Bruscato, secretário e coordenador de Jovens e Adolescentes LGBT’s, que intermediou todo o fechamento da parceria que foi feito com Sra. Dana, uma das dirigentes da plataforma nos EUA.”

Todas as lives serão de acesso gratuito e as pessoas ainda poderão concorrer a brindes após cada live.

Dekay afirma ainda que ações como essa da ONG são de extrema importância pois mostram a capacidade do ser humano de se reinventar e poder passar mensagens de esperança, fraternidade e informação, não só para a comunidade LGBT em questão, mas para toda a população sanjoanense.

Já Luigi acredita que, mais que importante, se faz necessário trazer novas formas de levar informação e entretenimento a jovens e adolescentes LGBT’s, pois com, a pandemia da COVID-19, a ONG tem recebido vários pedidos de apoio e socorro de pais e LGBT’s jovens com depressão, ansiedade e, inclusive, registro de duas tentativas de suicídio, cujos envolvidos foram rapidamente acolhidos e atendidos pelo psicólogo da ONG.