Dr. João Bueno será o patrono da UBS da 1º de Maio

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho enviou à Câmara Municipal, na quarta-feira, 5 de agosto, o projeto de lei solicitando que a Unidade Básica de Saúde da Vila Primeiro de Maio seja identificada, após a inauguração, como “UBS Dr. João Batista Nogueira Bueno”. A iniciativa presta uma homenagem ao médico sanjoanense que morreu no dia 30 de julho, aos 68 anos. Casado e pai de três filhos, Dr. João Bueno, como era conhecido, exerceu a profissão de médico com base no humanismo. Em sua trajetória profissional, entre as inúmeras contribuições para São João, destaca-se o período em que ocupou o cargo de diretor do antigo Pronto Socorro, demonstrando competência e respeito a todos.

O projeto de iniciativa do Executivo deve entrar na pauta da sessão do Legislativo na próxima segunda-feira, 10 de agosto.

O prédio da UBS da Vila Primeiro de Maio está sendo construído na rua Antonio Augusto Silva Palhares, ao lado do antigo Lar Meimei. A 14ª unidade da Prefeitura contará com serviços de clínico geral, pediatra e ginecologista.

Homenageado 

João Batista Nogueira Bueno nasceu em 13 de novembro de 1951, em São João da Boa Vista. Casado com Tânia Westin Bueno, a união gerou os filhos João Gabriel Westin Bueno, Beatriz Westin Bueno e João Francisco Westin Bueno.

De 1959 a 1962, fez o curso primário do Colégio Externato Santo Agostinho. Já o curso ginasial foi realizado no Instituto Educacional Cristiano Osório de Oliveira, de 1963 a 1966. Em seguida, de 1967 a 1969, estudou no Colégio Ipiranga, em São Paulo. 

A formação é medicina ocorreu na Universidade de Taubaté, em 1976. Nos dois anos após ser diplomado, concluiu residência médica em cirurgia geral no Hospital Heliópolis, na capital paulista. Neste mesmo período, foi chefe de equipe de Pronto Socorro de Rochadale, em Osasco.

Em dezembro de 1978, exerceu a função de médico gastroenterologista da Amesp, na unidade de São Caetano do Sul. De volta a São João, em 1979, passou a integrar o Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros.

Tornou-se médico de saúde pública da rede municipal em março de 1980. Como profissional da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa, Dr. João Bueno atuou de 1981 a 1990. 

O currículo ainda registrou ocupação de médico do trabalho na Elfusa Geral de Eletrofusão Ltda., de 1987 a 1999. Em 2000, passou a integrar o Corpo Clínico da Unimed Leste Paulista.

Em 2001, foi nomeado médico generalista da primeira equipe do Programa de Saúde da Família de São João. Dr. João Bueno morreu no dia 30 de julho de 2020, aos 68 anos.