Afetividade é o diferencial da UNIFAE para estreitar o vínculo com os alunos


Aristóteles já dizia que o homem é, por natureza, um ser sociável que necessita de afeto. Nos últimos meses, porém, devido ao avanço da Covid-19, a recomendação das autoridades da área da Saúde ainda é manter o distanciamento social, como forma de diminuir a velocidade de transmissão do vírus. Com isso, o contato físico que tínhamos foi substituído pelas conversas online e o afeto está tendo de encontrar outras formas de expressão.

Desde o dia 5 de agosto, de forma ainda remota, a UNIFAE retomou as aulas do segundo semestre e os estudantes foram recepcionados pela Instituição no mesmo clima da campanha “Férias Afetivas”, criada em parceria com o Labcom, como forma de estreitar o vínculo com os estudantes durante o período de recesso escolar.  

“A proposta da campanha foi manter o relacionamento com os estudantes durante o período de férias, valorizando todos os desafios que eles enfrentaram e venceram, juntamente com os professores e a reitoria”, explica o Prof. Dr. José Dias Paschoal Neto, coordenador do Labcom e dos cursos de Comunicação da UNIFAE.

“E, como não foi possível voltar ao estudo presencial, continuamos a realizar o processo de ensino e aprendizagem em nossos encontros virtuais, mantendo nossa proposta de conexão pelo afeto, para que este segundo semestre seja ainda melhor do que o primeiro.”  

Para a reitora, Profª Dra. Maria Helena Cirne de Toledo, a afetividade é uma forte característica da UNIFAE: “Eu tenho trabalhado há 21 anos com a questão do acolhimento ao aluno e, especialmente neste momento difícil por que passamos, corpo docente, colaboradores e gestores perceberam a importância desta postura e se empenharam ainda mais para que a afetividade se impusesse como um diferencial da Instituição. Tudo isso é mérito de cada um e de todos nós.”

A aluna do 7º. semestre de Psicologia, Beatriz Delfino agradeceu o esforço feito pelo corpo docente: “Eles não só prezaram pelo estudo, mas também pelo nosso bem-estar e saúde mental. Sou muito grata a todos.”

Para Gabriel Floriano, aluno do 9º. semestre de Engenharia Mecânica, o auxílio da faculdade foi importante: “Disponibilizaram uma plataforma de videoconferência para que os nossos estudos, trabalhos e projetos não parassem. Os professores também tiveram ajuda para que o ambiente virtual se tornasse o ambiente da universidade. Gostaria de agradecer os professores e funcionários da Instituição que tornaram isto possível.”

Para os professores, o reconhecimento dos estudantes é a melhor recompensa pelo esforço empenhado para readequar as aulas, materiais e atividades para o modelo remoto.

A professora Lia Bissoli viu na experiência um saldo extremamente positivo: “De fato, o semestre não foi fácil. Foi um período de desafios e descobertas, no qual tivemos de nos reinventar, mas não desistimos em nenhum momento.”

“Tivemos o grande desafio de aprender novas tecnologias para conseguir dar aulas. Ao mesmo tempo, foi preciso manter a calma e a tranquilidade para que os alunos se sentissem motivados e seguros. Acredito que todos saímos deste semestre nos sentindo vencedores.”, pontua a professora Ana Cristina Salviato.

Na avaliação do Prof. Paschoal, o esforço conjunto e coroado de êxito, tornou-se o combustível necessário para que a Instituição atue, neste segundo semestre, com ainda mais garra e otimismo: “Esta foi uma vivência que nos fortaleceu e renovou nossa esperança na superação dos próximos desafios que teremos pela frente”.