Qui06192025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia SÃO JOÃO TEM A PIOR TAXA DE TRANSMISSÃO DA COVID-19 NO ESTADO, CONFIRMA INFECTOLOGISTA - DE 1,63

SÃO JOÃO TEM A PIOR TAXA DE TRANSMISSÃO DA COVID-19 NO ESTADO, CONFIRMA INFECTOLOGISTA - DE 1,63

(Foto: Miguel Schincariol / AFP)


Os sanjoanenses já se orgulharam de muitos índices conquistados pela cidade com a adoção de políticas públicas. Mas hoje, infelizmente se destaca como a cidade com maior taxa média de transmissão da Covid-19 – 1,63. Isso significa que cada cem pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 163 pessoas.

E mais casos, taxa de contaminação crescente em alguns Estados, como São Paulo, e maior ocupação de leitos de UTI indicam um recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Brasil. Um dos principais dados é a média de diagnósticos por dia, que está acima dos 65 mil positivos, acréscimo de 8% em 14 dias. O avanço em registros leva a risco maior de contaminação e de internação, ampliando a pressão sobre o sistema e a possibilidade de óbitos.

Para definir como a doença vai evoluir, se considera entre o contágio e a possível morte de um paciente o período de até seis semanas. "O aumento do número de casos vai ser precedido obrigatoriamente pelo aumento do número de mortes", explica Alexandre Naime Barbosa.chefe do setor de infectologia da Unesp de Botucatu (SP) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

São João da Boa Vista ocupa o 1º lugar das cinco regiões com as mais altas taxas de transmissão. Franca, Grande São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto completam as cinco regiões com as mais altas taxas de transmissão. Em todo o Estado, a média é de 1,3.

Para Barbosa, a terceira onda da doença vai chegar e sua força está condicionada à forma como a flexibilização das atividades econômicas e o respeito ao isolamento social vai se dar. "Em algumas cidades de São Paulo, como Ribeirão Preto, esse efeito já está sendo sentido (a cidade fechou o comércio, por estar com 96% de ocupação de leitos de UTI)", diz. 

E aqui em São João? Urgente que as autoridades tomem uma decisão para reverter o quadro local da pandemia e diminuir a taxa de contágio na cidade, e assim evitar mais internações e óbitos. (Foto: Miguel Schincariol / AFP)