Por ocasião dos 512 anos de fundação da Guarda Suíça Pontifícia, foi apresentado no Vaticano um novo e breve filme institucional cujo objetivo é “despertar o interesse” dos jovens suíços pelo “menor e mais antigo exército do mundo”.
O vídeo de 11 minutos, em alemão, francês e italiano, traz imagens fascinantes sobre o cotidiano dos famosos “guardas do Papa”, encarregados de proteger o Pontífice e o Vaticano todos os dias do ano.
Composta por cem homens, a Guarda Suíça foi criada em resposta ao apelo do Papa Júlio II, em22 de janeiro de 1506. Os mercenários suíços eram na época os mais famosos da Europa. Sua ação mais memorável foi proteger o Papa Clemente VII de um ataque do exército de Carlos V em 6 de maio de 1527, quando 147 soldados deram a vida pelo Pontífice.
Além de mostrar imagens pouco divulgadas do interior do Vaticano, o vídeo explica os requisitos necessários para ser guarda suíço, as funções da corporação, o treinamento dos guardas, seus tempos livres, sua participação em cerimônias papais e sua experiência espiritual.
Infelizmente, o filme ainda não está oficialmente legendado em português, mas, mesmo para quem não fala alemão, francês ou italiano, as impressionantes imagens valem a pena por si sós e são capazes de transmitir a essência da mensagem.