Foto: Alexi Lubomirski / BBCBrasil.com
No dia 19 de maio, pessoas do mundo todo poderão acompanhar o que muitos chamaram de o casamento do ano: o do príncipe Harry, 33, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, filho mais novo da princesa Diana e do príncipe Charles, com a atriz americana Meghan Markle, 36. A cerimônia será no Castelo de Windsor, cidade vizinha a Londres. O irmão de Harry, William, será o padrinho. A cerimônia religiosa será realizada às 12h00 do dia 19 na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, 34 km a oeste de Londres. Após o casamento, os noivos farão uma espécie de procissão pelas ruas da cidade a bordo de uma carruagem Ascot Landau - o modelo usado todo ano pela rainha em sua visita à corrida de cavalos Royal Ascot. O percurso vai durar cerca de 25 minutos. A procissão terminará no St. George's Hall, um salão de banquetes do castelo, onde cerca de 600 convidados serão recepcionados com um almoço. À noite, Harry e Meghan receberão cerca de 200 convidados - amigos mais próximos - para uma festa no palácio rural Frogmore House.
O casamento será um grande evento televisivo no Reino Unido e no mundo.
A CERIMÔNIA
A rainha é a chefe da Igreja Anglicana, um ramo do cristianismo protestante. Isso significa que os integrantes da família real devem ser membros ativos da igreja e por isso, Meghan Markle foi batizada em março na Igreja Anglicana pelo Arcebispo de Canterbury. O reverendo Justin Welby.Welby casará Harry e Meghan, em cerimônia que terá hinos religiosos e leituras de trechos da Bíblia. Musicalmente, além de um coral tradicional, a cerimônia será embalada também pelo grupo gospel Karen Gibson and The Kingdom Choir e pelo violoncelista Sheku Kanneh-Mason, que ganhou o prêmio de jovem instrumentista da BBC em 2016.
Meghan deve usar uma tiara-jóia da família real. Quando a princesa Diana morreu, ela deixou suas joias para os filhos, para que fossem repassadas às suas mulheres. A duquesa de Cambridge usou em eventos oficiais da família real muitas das joias de Diana, bem como peças que pertencem à rainha. O que Meghan usará no casamento ainda é segredo de Estado. Só vendo pela TV.
O príncipe William foi convidado por Harry para ser o padrinho - mesma função que o caçula desempenhou no casamento do irmão com Kate Middleton, em 2011.
Já a noiva não terá uma madrinha. Todas suas damas de honra e pajens serão crianças.
CHAPÉUS
O desfile de chapéus extravagantes usados pelas convidadas em casamentos da realeza é provavelmente o maior presente de alfaiataria que os ingleses já deram ao mundo.
Mas de onde veio essa tradição? Por séculos, as mulheres no Reino Unido cobriam os cabelos em público durante o dia como uma expressão de modéstia. Este costume desapareceu na década de 1950, mas muitas mulheres continuaram a cobrir seus cabelos em ocasiões especiais, como dentro de uma igreja.
O protocolo real dita que todas as mulheres da realeza devem cobrir suas cabeças durante os compromissos oficiais, e Meghan passou a seguir essa tradição. No início deste ano, ela usou uma boina em uma missa na Abadia de Westminster.
BOLO DE CASAMENTO
A noiva decidiu não seguir a tradição do bolo de casamentos reais, que costuma ser um fruitcake, um bolo típico inglês de frutas secas e nozes. Em vez disso, ela optou fazer um aceno para suas origens e encomendou um clássico bolo de casamento branco à americana Claire Ptak, que tem uma confeitaria em Londres, a Violet Cakes. A doceira está preparando um bolo de limão e sabugueiro (elderflower, um tipo de fruta silvestre) que irá "incorporar os sabores brilhantes da primavera", segundo o Palácio de Kensington. Ele será decorado com flores.