Mais de150 palestrantes, ministros da cultura e artistas internacionais se reúnem com o início da Cúpula Cultural Internacional de Edimburgo na principal cidade de festivais de todo o mundo. Quarenta e quatro delegações ministeriais e de políticas culturaisde países como Estados Unidos, Cingapura, Ruanda, Nova Zelândia, Brasil, França, Arábia Saudita e Ucrânia marcam presença na Cúpula Cultural Internacional de Edimburgo. Participam mais de 80 artistas, influenciadores, profissionais e pesquisadoresde países como Dinamarca, África do Sul,China, Romênia, Índia e Itália.
A primeira-ministra da Escócia,Nicola Sturgeon, e a primeira-ministra do Reino Unido,Theresa May(em vídeo) discursam na cerimônia de abertura.
Ministros da cultura, palestrantes e artistas de todo o mundo chegaram para aquartaCúpula Cultural Internacional de Edimburgo, realizada durante um dos maiores eventos culturais do mundo, os Festivais de Verão de Edimburgo.
Em suaquartaedição, a Cúpula deste ano aborda três áreas fundamentais: cultura em um mundo interligado,cultura e investimentoecultura e bem-estar.
A Cúpula de 2018 dá a ministros e altos formadores de políticas a oportunidade de trabalharem em colaboração com artistas e profissionais e compartilharem melhores práticas globais a fim de desenvolverem políticas eficazes e um impacto duradouro.
A Cúpula Cultural Internacional de Edimburgo é uma colaboração entre o British Council, o Festival Internacional de Edimburgo, o Parlamento Escocês e os governos da Escócia e do Reino Unido.
A primeira-ministra da Escócia,Nicola Sturgeon, declarou: "Estou muito contente com a participação de mais de 150 artistas, formadores de políticas, produtores e pensadores de mais de 40 países neste ano. A presença de vocês aqui expressa a crença que todos temos de que a cultura é de suma importância para qualquer sociedade. Também demonstra o compromisso que todos temos de melhorar a forma como apoiamos, desenvolvemos e promovemos nossas áreas culturais."
A primeira-ministra do Reino Unido,Theresa May, declarou: "É bom ver esta cidade sediando o maior encontro de ministros da cultura do mundo. Esta cúpula é uma oportunidade incrível para todos aqui compartilharem suas experiências e examinarem intervenções e ideias políticas." Palestrantes de países como Dinamarca, África do Sul,China, Romênia, Índia, Itália e Estados Unidos contribuirão para a Cúpula