Qui06302022

Last update02:24:00 PM

Back Você está aqui: Home São João

São João

SEBRAE-SP SELECIONA BOLSISTAS EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA. INCENTIVOS DE R$ 5 MIL A R$ 6,5 MIL

 

O Sebrae-SP está com inscrições abertas para seleção de bolsistas que atuarão no Programa ALI - Agentes Locais de Inovação. São dois editais abertos, sendo um para o Projeto ALI Produtividade e outro para o ALI Rural. O valor das bolsas varia de R 5 mil a R 6,5 mil e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho no Link.
 

Em São João da Boa Vista são sete vagas para atuar como agente de campo no ALI Produtividade e mais 24 vagas para cadastro reserva.

No ALI Rural, são mais oito vagas imediatas e 21 vagas para cadastro reserva. Já para atuar como orientador(a) são 40 vagas em todo o Estado de SP para o ALI Produtividade (com 120 vagas de reserva) e 20 vagas para o ALI Rural (com 40 vagas reservas). O valor das bolsas varia de R 5 mil a R 6,5 mil mensais de acordo com a qualificação do(a) candidato(a), entre graduação e pós-graduação. 

O ALI é um bolsista capacitado pelo Sebrae-SP com o objetivo de ser um facilitador da gestão de inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa ou propriedade rural. No caso do ALI Rural, o candidato deverá ter graduação em curso compatível com as áreas de conhecimento de agronegócios. 

O processo de seleção envolve três etapas: análise documental, avaliação de conhecimento e avaliação de habilidades e perfil. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 22 de agosto e as bolsas terão duração de 23 meses.

UNIDADE DE SAÚDE DA VILA 1º DE MAIO COMEÇA A ATENDER A COMUNIDADE NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 27


A Unidade Básica de Saúde da Vila 1º de Maio foi finalmente inaugurada na manhã de quinta-feira, 23 de junho, e era aguardada pelos moradores da região que ali serão atendidos há mais de um ano e meio.
A UBS recebeu nome de “Dr João Batista Nogueira Bueno” em homenagem ao médico, falecido em 2020, que sempre desempenhou seu trabalho com extrema dedicação.
A nova Unidade de Saúde da cidade vai atender cerca de 3.000 pessoas, e começa a atender na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, com 15 profissionais em seu quadro técnico, segundo informações da Prefeitura Municipal: 01 Médico Clínico Geral, 01 Ginecologista e 01 Pediatra; 04 Técnicos de Enfermagem e 01 Auxiliar de Enfermagem; 02 Auxiliares Administrativos; 04 Agentes Comunitários de Saúde e 01 Auxiliar de Serviços Gerais. A nova Unidade de Saúde, também segundo divulgação da Prefeitura Municipal, contará em breve com um Consultório Odontológico.
No ato de inauguração, a Prefeita Teresinha, ressaltou que a Prefeitura, mesmo com as dificuldades enfrentadas durante a pandemia de Covid 19, empenhou esforços para que pudessem entregar uma Unidade de muita qualidade e que pode ser considerada modelo. Vale ressaltar que este novo prédio da Saúde Municipal foi construído pela administração do ex-Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho.
A UBS Dr. João Batista Nogueira Bueno começa a atender os moradores dos bairros 1º de maio, Jardeim São Manoel, Vila Operária e Vila Conceição a partir de segunda (27/06), e está localizada na Rua Antônio Augusto Silva Palhares, nº 08 – Vila 1º de Maio.
(Foto da Fachada do novo prédio da Saúde Municipal - Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)

EAPIC JÁ TEM A RAINHA DA FESTA DE 2022


No último sábado (18), na Sociedade Esportiva Sanjoanense, foi realizado o Baile da Rainha da 47ª edição da EAPIC que acontece entre os dias 01 e 10 de julho no Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo.

Ao todo, 22 candidatas participaram da grande final que coroou a estudante de Psicologia, Luanna Ferrarez Rui, 18 anos, como a Rainha da festa. “Foi emocionante e gratificante receber a honra de ser a Rainha da EAPIC 2022. Estrear como Rainha depois de anos sem esse cargo na festa foi de extrema importância. Sinto que posso inspirar meninas mais novas a lutar por esse sonho nos próximos anos e conseguir assim como eu consegui”.

 O título de 1ª Princesa ficou com Raquel Gonçalves Costa, 21 anos, e estudante de Administração, e a estudante de Biomedicina, Thaynara Defente Alves, 19 anos, foi eleita a 2ª Princesa da EAPIC.

A Miss Simpatia da festa de 2022 é Luana Moreira Reis, 24 anos, é Cirurgiã Dentista.

Na foto de Leandro Miranda, a Prefeita Teresinha e a Rainha, Princesas e Miss Simpatia da EAPIC.

ESCOLA SESI SÃO JOÃO DA BOA VISTA ASSINA CONTRATOS COM PREFEITURAS NO PROGRAMA EMERGENCIAL DE EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA


 

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) oferecerá gratuitamente à rede pública de ensino paulista o Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia, com o início das atividades previsto para agosto de 2022. Em andamento, as tratativas com as prefeituras já somam 321 parcerias assinadas. 

A escola Sesi São João da Boa Vista estará recebendo no dia 15 de junho, às 9h00, representantes das Prefeituras de São João da Boa Vista, Águas da Prata, Vargem Grande do Sul, Santo Antonio do Jardim e Caconde para assinatura do contrato.

 Os impactos negativos da pandemia atingiram de maneira generalizada a educação brasileira. O Estado de São Paulo possui cerca de 36% do total de matrículas no Brasil, com cerca de 2,3 milhões de alunos frequentando o Ensino Fundamental. Nos resultados do SARESP (diagnóstico do rendimento escolar no estado), com referência a 2019, o recuo foi de 8,5% - 216,8 para 198,2 - em Língua Portuguesa e 9,1% - 231,3 para 210,2 - em Matemática.
 Os maiores prejudicados foram os mais vulneráveis das escolas públicas, por conta da falta de recursos e de infraestrutura. Milhões de estudantes sequer tiveram acesso às aulas remotas, ampliando o abismo educacional existente no país.
 “Nas escolas do Sesi-SP cerca de 97% dos alunos concluem o Ensino Médio. Na escola pública são apenas 50%. Não podemos achar que perder metade dos jovens no percurso é normal. Este é um problema de toda sociedade e só 
terá solução se unirmos forças e trabalharmos juntos. E é isso que pretendemos fazer por meio desse programa, levar as soluções educacionais do Sesi-SP para as escolas públicas de São Paulo”, explica o presidente do Sesi-SP, Josué Gomes da Silva.
 

Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia

Diante deste cenário, o Sesi-SP se compromete a atuar ativamente no auxílio das Redes Públicas de Educação, dos municípios do Estado de São Paulo, para superar os desafios provocados pela pandemia, oferecendo programas de apoio 100% subsidiado, em alinhamento com a Resolução SEDUC n°13, de 9-2-2022, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que trata sobre as aulas e reforço, e metas do Plano Nacional de Educação.
 

O programa consiste na formação de professores da rede pública para uma atuação personalizada junto aos estudantes, dividido em duas frentes: professores do 1º ao 5º ano, para consolidação da alfabetização; e professores do 6º ao 9º ano, com foco na elevação dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
 

O Sesi-SP oferecerá um semestre letivo de atendimento por meio de seus analistas técnicos educacionais. Ao todo serão 80h de formação com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado às escolas de cidades com até 100 mil habitantes. Este universo representa 90% do total dos 645 municípios do estado de São Paulo. Os outros 10% maiores participarão do programa na modalidade remota, com carga horária de 40h.
 

Além da formação, os professores terão acesso a material didático, fórum de dúvidas, conferências e certificado ao final do programa. 
 

As soluções educacionais já testadas e aprovadas na rede Sesi-SP serão adequadas às necessidades e realidades específicas, com o mesmo padrão de qualidade, dentro da própria estrutura das escolas públicas das cidades e do estado.
 

A adesão da prefeitura acontece a partir da assinatura de contrato de Acordo de Cooperação Técnico-Científica e sem repasse financeiro.

RENOVIAS ENTREGA “BAÚ DE HISTÓRIAS” EM SÃO JOÃO E EM ÁGUAS DA PRATA


 

 Com muitas atividades e diversão, o Projeto “Baú de Histórias” entregou nos meses de abril e maio estruturas de “minibiblioteca” nas cidades de Mogi Mirim, Mococa, Águas da Prata, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Vargem Grande do Sul, Santo Antônio de Posse, Espírito Santo do Pinhal e Mogi Guaçu. As entregas tiveram início em setembro de 2021, quando 15 instituições dos municípios receberam as estruturas, e nos últimos dois meses outras 18 instituições foram contempladas com o projeto.

Com o objetivo de despertar nos alunos o hábito pela leitura, os baús contêm gavetas, bancos, prateleiras e mesas integradas, que armazenam todo o acervo de livros, fantoches, jogos, brinquedos lúdicos e materiais pedagógicos em geral.

Para que os alunos possam aproveitar ainda mais o acervo, o “Baú de Histórias” ainda realizou oficinas de leitura e contação de histórias em todas as instituições beneficiadas. As oficinas contaram com a participação de 1.926 crianças, e os professores, monitores, coordenadores e direção também participaram, com a finalidade de aproveitar e fazer uso contínuo do material, com oficinas, aulas, mostras, festivais e brincadeiras no dia a dia da escola.

          Todas as atividades são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura e realizadas pelo Ministério do Turismo, via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar e contou com patrocínio da Renovias.

Em São João da Boa Vista foram comtempladas a Associação de Educação do Homem de Amanhã e o Lar Santo Antônio.

Na vizinha Águas da Prata receberam o Baú de Histórias da Renovias a S.A.J. - Sociedade Amigos da Juventude de Águas da Prata, a Creche Escola José Baptista de Souza, a Creche Jardim Moneda e a EMEB Prof. Gabriela Loyolla de Andrade.

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JUNHO PARA COMEMORAR OS 198 ANOS DO MUNICÍPIO. FESTA DE SÃO JOÃO SERÁ NO LARGO DA ESTAÇÃO

(Foto Divulgação/Aldeia Criativa)

 

A Prefeitura Municipal divulgou uma série de eventos, reunindo a programação de vários departamentos, como forma de comemorar os 198 anos de fundação de São João da Boa Vista.

A programação tem início nesta quinta-feira, 2 de junho com os eventos da Semana Municipal do Meio Ambiente que tem Mesa Redonda, programação de Educação Ambiental nas escolas municipais, Ação Coletiva no dia 4 de junho de Limpeza do Rio Jaguri Mirim, e plantio de árvores no domingo, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Todas as atividades do Departamento de Esportes e da Liga de Desporto (jogos do Campeonato Amador) no mês de junho foram incluídas na programação comemorativa de aniversário do município.

Outro evento foi marcado para o dia 8 de junho, no Largo da Estação: Feira Gastronômica.

Do dia 11 a 23 de junho, no Museu Dr. Armando Salles de Oliveira, o público poderá apreciar a Exposição “São João 198 Anos, resgatando histórias”.

Também no dia 11 de junho, no Theatro Municipal, às 20h00 tem apresentação do Projeto Dança em Ação com o espetáculo intitulado "E se a vida fosse um musical?"

No domingo, dia 12 de junho, a partir das 10h00 em a Feira Juntô

No dia 19 de junho está marcado o “Samba do Povo” a partir das 19h00 na Praça Cel Joaquim José, e também a apresentação da Ginástica Rítmica do Time São João na Cidade das Artes a partir das 19h00.

UNIDADE DE SAÚDE E FESTA DE SÃO JOÃO

A inauguração da Unidade de Saúde do Jardim Primeiro de Maio foi divulgada para o dia 23 de junho, e o Desfile Cívico na Avenida Dona Gertrudes confirmado para 24 de junho na parte da manhã.

A Festa de São João terá 3 dias de duração, com todos os eventos sendo realizados no Largo da Estação. No dia 24 a Festa de São João começa ao final do desfile comemorativo:

* 11h30 – Better Days (Festa de São João – Praça Rui Barbosa)
* 14h – Concurso de Danças Juninas (Festa de São João – Praça Rui Barbosa)
* 18h – Bruno Luvezutti (Festa de São João – Praça Rui Barbosa)
* 21h – Raffael Marques (Festa de São João – Praça Rui Barbosa)

No sábado, dia 26 a festa continua no Largo da Estação: 11h30 – Luciana Guimarães e Banda Fina Fulô; 16h30 – Gincana Esportiva ; 18h – Diego Fernandez:21h – Julio Roque e Alexandre.

E no domingo,26 de junho, tem mais festa de São João no Largo da Estação: 11h30 – Priscila Rehder e Banda Fusuê; 16h30 – Apresentação de dança; 17h – Julgamento do Concurso de Cartuchos; 18h – Lucas Araújo; 21h – Premiação do Concurso de Cartuchos; 21h – Duh Ambar.

A programação comemorativa ao aniversário do município termina na quarta-feira, dia 29 de junho, com a exibição do filme "O Iluminado" na Estação das Artes.

CREA-SP REALIZA FORÇA-TAREFA DE FISCALIZAÇÃO NA REGIÃO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

(Foto Divulgação/CREA-SP)

 

 

Entre os dias 16 e 20 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza a força-tarefa de fiscalização em 14 municípios da região de São João da Boa Vista. Com caráter orientativo e preventivo, a ação tem como foco assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho a fim de garantir a segurança da população.
 

Estão previstas cerca de 200 diligências em São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Vargem Grande do Sul, Casa Branca, São Sebastião da Grama, Itobi, São José do Rio Pardo, Caconde, Divinolândia, Tapiratiba e Mococa. Nesta ação, agentes fiscais identificados atuam em postos de combustíveis empresas sem registro ou responsável técnico e obras de pequeno, médio e grande porte.
 

Denúncia 

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

EXPOSIÇÃO “TRIUNFO EUCARÍSTICO” NO MUSEU DE ARTE SACRA


Em comemoração pelos 35 anos do Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista, fundado em 1987, a direção do Museu promove a exposição “TRIUNFO EUCARÍSTICO, Tesouros da Sagrada Eucaristia”. O evento também integra a programação da 20ª Semana Nacional de Museus.

O Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista, instalado na Praça Roque Fiori, no centro da cidade, tem como administrador o Padre Claudemir Canela, também Pároco da Catedral de São João Batista.

A inauguração da exposição está marcada para esta sexta-feira, dia 13 de maio, às 14h00. A exposição ficará aberta ao público de 14 de maio a 19 de novembro de 2022, de quinta a sábado das 14 às 18h00. Entrada Gratuita.

Na imagem o Cálice do Padre Donizetti Tavares de Lima, lembrança da 1ª visita Pastoral de Dom Alberto Gonçalvs, Bispo Diocesano a Vargem Grande do Sul. Cálice em prata fundida, medalhões em porcelana pintada a mão. Doação da Igreja Matriz de Vargem Grande do Sul ao acervo Museu Arte Sacra (Foto Leonardo Beraldo).

UNIFEOB APRESENTA NA REGIÃO O PROGRAMA DE RELACIONAMENTO

(Foto/Unifeob)

 

Com o retorno das aulas presenciais e queda nos casos de covid-19, a Unifeob voltou a marcar presença com ações oferecidas pelo Programa de Relacionamento em escolas públicas e privadas da região. O objetivo das ações é levar informações sobre os cursos, mercado de trabalho, entre outras atividades que envolvam estudantes que estão prestes a ingressar no ensino superior.

A ideia é auxiliar na escolha da carreira profissional, tirar dúvidas sobre profissões e ressaltar a importância de realizar uma graduação para um futuro melhor.

Estudantes de diversas escolas da região já tiveram a oportunidade de fazer o teste vocacional aplicado pela Unifeob, participarem de palestras e até mesmo conhecerem toda a estrutura do campus do Centro Universitário.

De acordo com a coordenadora do Programa de Relacionamento, Tharcila Buzon, é importante a relação entre as duas ações, tanto nas escolas quanto no campus. “Levamos nas escolas as informações e as teorias, quando o estudante chega no Campus a visão dele muda, percebemos que desperta um interesse maior e ele sente que é capaz de conseguir concluir o ensino superior e em alguns casos até melhorar de vida”, ressaltou.

As escolas que tiverem interesse nas visitas e atividades oferecidas pelo Programa de relacionamento podem solicitar as ações a qualquer momento pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (19) 996455651.