São João
TRIBUNAL DE JUSTIÇA ENVIA RECURSOS E PARA SANTA CASA COMPRA UM BISTURI ELETRÔNICO
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 08 Dezembro 2022 10:25
- Escrito por administrador
O Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros está equipado com mais um novo bisturi eletrônico microprocessado. A aquisição do aparelho foi possível porque o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Vara Criminal de São João da Boa Vista) aprovou um projeto elaborado pelo hospital e liberou os recursos financeiros.
Essa parceria, firmada há anos entre Santa Casa e TJ segue beneficiando importantes setores da instituição hospitalar. O bisturi eletrônico, por exemplo, é uma ferramenta necessária para que os procedimentos cirúrgicos sejam oferecidos com maior segurança aos pacientes.
Na foto, da Assessoria da Santa Casa, o novo aparelho adquirido.
TRIBUNAL DE CONTAS APROVA CONTAS DA SANTA CASA CAROLINA MALHEIROS
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 21 Novembro 2022 11:16
- Escrito por administrador
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou a prestação de contas da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, referente ao uso de dinheiro público para a montagem da estrutura de combate à Covid-19, nas dependências do hospital.
A aprovação ocorreu na capital paulista, no dia 8 de novembro, durante a 35ª Sessão Ordinária da Segunda Câmara do TCE. No plenário, os conselheiros analisaram e entenderam estar correta a documentação enviada pela Santa Casa.
“Voto pela regularidade, bem como conhecimento da execução contratual em exame”, discursou no plenário o conselheiro Robson Marinho.
O corregedor do TCE, conselheiro Renato Martins Costa, ratificou a decisão sobre as contas da Santa Casa. “Em discussão, em votação, aprovados os votos”, divulgou.
Essa aprovação está ligada ao convênio 003/2020, firmado com a Prefeitura de São João da Boa Vista para tratar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
No auge da pandemia, com os recursos recebidos, a direção da Santa Casa montou uma forte estrutura de atendimento, que incluiu Enfermaria, Unidade de Terapia (UTI), contratação de médicos e profissionais de enfermagem, além de aquisição de insumos e outras prioridades.
Após o encerramento do convênio de enfrentamento à Covid-19, houve sobra de R$ 5.037.817,03. De forma transparente, a Santa Casa devolveu o montante para a Prefeitura.
“A prestação de contas foi efetuada pelos colaboradores da Santa Casa e encaminhada para a Prefeitura. Em seguida, o Tribunal de Contas avaliou e aprovou”, concluiu Matheus Passoni Moreira, coordenador do Setor de Contabilidade do hospital.
PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES 2022. SÃO JOÃO É DESTAQUE NA CATEGORIA INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 11 Novembro 2022 15:47
- Escrito por administrador
Na foto, João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, abre premiação ao lado dos apresentadores Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino (foto Renato Pizzutto/Band)
O Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou nessa quinta-feira (10) os 21 vencedores do estado de São Paulo. O evento, realizado no principal estúdio da sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino, com transmissão ao vivo no canal da emissora no YouTube. A exibição na TV aberta está marcada para o dia 20 de novembro, às 23h30, na Band São Paulo.
O encontro contou com a presença de João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, já que a iniciativa da premiação é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
“Essa ideia surgiu há 14 anos e acabou se tornando um desafio muito maior do que poderíamos imaginar. Foi preciso compilar todas as informações, parametrizar, compará-las e fazer com que tudo fosse por software, sem que tivesse a mão humana, para que o processo tivesse toda lisura possível. Queremos premiar e promover todos os que estão à frente das prefeituras, que cuidam de nós e que merecem os nossos aplausos e respeito”, ressaltou João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, na abertura do evento.
Todos os municípios, inscritos automaticamente, foram agrupados em três categorias populacionais. Uma cidade de cada categoria levou o prêmio em um dos seis pilares de avaliação: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Em 2022, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) atuou como parceiro para troca de metodologias, conhecimentos técnicos, acesso de dados e informações de natureza pública referentes aos 644 municípios fiscalizados. “Entramos nessa parceria com o Instituto Aquila com dados objetivos, ou seja, tudo público, simples, mostrando as cidades que mais pontuaram, e a população poderá ter acesso a tudo isso. Iremos nos aprofundar para melhorar cada vez mais e mostrar ao Brasil que é possível fazer o bem, como grande parte dos gestores têm feito no dia a dia anonimamente, mesmo enfrentando todas as dificuldades”, concluiu Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
São João da Boa Vista foi premiada na categoria INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA entre os municípios entre 30 e 100 mil habitantes. Nesta categoria foram premiadas também São Sebastião da Grama (Menor que 30 mil habitantes) e Pindamonhangaba (Acima de 100 mil habitantes).
Outras categorias do Prêmio foram: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Os mais de 500 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. A premiação contou ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.
A etapa nacional acontece no dia 30 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). O evento irá eleger as três melhores cidades do país considerando categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.
VESTIBULAR UNESP 2023 NA TERÇA-FEIRA. 758 INSCRITOS FAZEM PROVA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 11 Novembro 2022 15:27
- Escrito por administrador
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 15 de novembro, terça-feira, a prova da primeira fase do Vestibular 2023, com 67.657 inscritos para 7.680 vagas em cursos de 24 cidades de todas as regiões do Estado. Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.
O exame será realizado em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo (entre elas em São João da Boa Vista) e ainda em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia, Todos os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), 30 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 30 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).
Os portões dos prédios de prova serão fechados às 14 horas. Os candidatos devem se apresentar a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas, com permissão para alimentação e hidratação durante sua realização.
O calendário do Vestibular Unesp 2023 prevê publicação do resultado da primeira fase em 5 de dezembro, aplicação da segunda fase em 19 de dezembro (segunda-feira) e divulgação do resultado final em 1º. de fevereiro de 2023.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (140 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (80), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).
PROVA EM SÃO JOÃO
758 inscritos no Vestibular Unesp vão fazer a prova no dia 15 de novembro em São João: 402 candidatos na Escola Cel.Cristiano Osório de Oliveira e 356 no Campus da Unesp – Faculdade de Engenharia.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO DA SABESP AGORA É NO POUPATEMPO
- Detalhes
- Publicado em Terça, 08 Novembro 2022 12:28
- Escrito por administrador
O posto do Poupatempo de São João da Boa Vista já está oferecendo serviços da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O atendimento presencial nesses locais exige agendamento prévio pelos canais digitais do Poupatempo - portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e totens de autoatendimento, disponíveis em todas as unidades.
Entre as opções disponíveis, estão aferição de hidrômetro, alteração cadastral, comunicação de vazamento de água ou esgoto, desentupimento de esgoto e religação de água da Sabesp, entre outros.
O Poupatempo de São João da Boa Vista está localizado na Avenida Brasília, 1885, 1º andar; de segunda a sexta-feira das 9 às 17h00, e aos sábados das 9 às 13h00.
(Imagem ilustrativa/divulgação
COMEÇOU A ÉPOCA DA REPRODUÇÃO DOS PEIXES. POLÍCIA AMBIENTAL FAZ OPERAÇÃO PIRACEMA
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 04 Novembro 2022 16:13
- Escrito por administrador
No dia 1º de novembro teve início o período da Piracema, tempo que a Polícia Ambienta atua para proteger a reprodução das espécies de peixes nativos da bacia hidrográfica do rio Paraná. O período da Piracema vai até 28 de fevereiro de 2023, e assim está proibido a captura de peixes como “Corimbatá”, “Lambari”, “Piau”, “Piapara”, “Pintado”, “Dourado”, entre outros peixes que compõe a fauna ictiológica dos principais rios da nossa região, como o rio Piracicaba, Mogi Guaçu e rio Pardo.
Vale ressaltar que para as espécies não nativas da bacia do rio Paraná, como a “Tilápia”, “Tucunaré”, “Corvina”, “Carpa”, “Jurupesém”, “Zoiúdo”, etc, em que pese a baixa incidência nos nossos rios, é permitida a captura somente com a utilização linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, sem a utilização de embarcação e na quantidade de 10 kg mais um exemplar em se tratando de pescador amador. E ainda, com restrições quanto aos locais para a captura, sendo proibida a captura das espécies não nativas a menos de quinhentos metros (500m) de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto; até um mil e quinhentos metros (1.500m) a montante e a jusante das barragens de reservatórios e de mecanismos de transposição de peixes; até um mil e quinhentos metros (1.500m) a montante e a jusante de cachoeiras e corredeiras.
Todas estas restrições constam de Instrução Normativa do IBAMA e quem desrespeitar as regras da Piracema será autuado na esfera administrativa com a aplicação de multa simples no valor mínimo de R$ 1.000,00, mais R$ 20 para cada kg de pescado capturado, sendo a valor aplicado em dobro se verificado outras condutas irregulares como pescar em local proibido por exemplo. Os petrechos e equipamentos utilizados na pesca ilegal serão apreendidos, e os infratores ainda serão responsabilizados criminalmente com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de detenção de um a três anos.
Nossa região pertence a 2º Companhia da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo com sede em Piracicaba, que em sua estrutura tem os Pelotões Operacionais com sede em Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro.
(Foto Polícia Ambiental)
SESI ABRE VAGAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO DE 2023
- Detalhes
- Publicado em Terça, 25 Outubro 2022 16:37
- Escrito por administrador
As inscrições para estudar no Sesi-SP em 2023 iniciam em 27 de outubro para candidatos Beneficiários. Estes são os dependentes legais de trabalhadores da indústria, que atuam em empresas contribuintes do SESI. O cadastro poderá ser feito até 04 de novembro.
As vagas abertas para o 1º ano do Ensino Fundamental, bem como as vagas remanescentes das demais séries, serão prioritariamente preenchidas por filhos de trabalhadores da indústria, desde que contribuintes do SESI-SP (Beneficiários da indústria).
Para demais públicos, os Não Beneficiários, o período de inscrições será de 08 a 10 de novembro, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada unidade escolar.
Para participar, basta acessar o site do Sesi-SP nos prazos indicados.
Site: https://www.sesisp.org.br/educacao/
Fique atento! Vagas limitadas!
Estudante da Unifeob é bicampeão do HackLab Fnesp
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 10 Outubro 2022 17:59
- Escrito por administrador
Após dois dias intensos de trabalho, o estudante da Unifeob Leonardo Moraes Ramos foi o grande vencedor do HackLab Fnesp 2022. Com o título, Léo se torna bicampeão, já que o estudante também levou o prêmio na edição de 2019.
Realizado entre os dias 29 e 30 de setembro em São Paulo, o objetivo do evento é apresentar uma maratona empreendedora em que estudantes universitários desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais da educação superior brasileira. Neste ano, o tema principal era trazer experiências memoráveis aos estudantes e dar a eles a oportunidade de ser o porta voz da instituição.
A edição contou a participação de estudantes de várias regiões do país e de diversas áreas de conhecimento, divididos em seis grupos. Após o desenvolvimento dos trabalhos, os participantes defenderam seus projetos e ideias inovadoras para os gestores e líderes educacionais presentes no evento.
Após a votação, o grupo vencedor Sofos Education, integrado por Leonardo, levou para casa o prêmio de 10 mil reais.
O projeto do “Sofos Education” apresenta um modelo de plataforma em que os professores possam postar as aulas e ao mesmo tempo, os estudantes consigam por meio de um game e com seu próprio avatar dar notas e comentários sobre estes conteúdos e também sobre a Instituição de Ensino. Assim, a Universidade consegue metrificar a jornada e experiência do aluno.
Para Leonardo Moraes, o desafio principal é sair da zona de conforto para desenvolver algo surpreendente. “É um sentimento de gratidão. Ter sido escolhido pelos gestores, entre tantos outros estudantes, me faz acreditar que estou no caminho certo e tenho potencial para ser um ótimo profissional”, ressaltou o estudante.(Foto Divulgação/Uniufeob)
SESSÃO DA CÂMARA – FOCO NA EDUCAÇÃO, NA PERSEGUIÇÃO E NO QUEM FOI?
- Detalhes
- Publicado em Sábado, 24 Setembro 2022 14:07
- Escrito por administrador
Que a Prefeita Teresinha mantém maioria no Legislativo não é nenhuma novidade. São 10 votos cravados em suas proposituras, e raramente alguém divergiu. Não vale os apelos da população como o aumento do IPTU ou a surpresa de pedir consentimento para contratar empréstimo de 35 milhões, valor que representa grande fatia da arrecadação anual da municipalidade. Teresinha reina soberana.
Mas nas últimas semanas um fato tem chamado atenção, o embate da Diretoria de Educação e o vereador Júnior da Van, que defende a bandeira de apontar as reclamações da população em todos seus segmentos, principalmente na saúde e educação.
A Diretora de Educação já pediu abertura de procedimento ao Legislativo em sua Comissão de Ética para avaliar a conduta do vereador Junior da Van em sua fiscalização nas escolas da rede municipal.
Fiscalizar é um dever dos vereadores.
Na sessão de segunda-feira desta semana, a Diretora de Educação acompanhada de alguns diretores de escola estiveram na sessão, e o foco foi uma vez mais pedir que as os vereadores, principalmente a Comissão de Ética avalie a postura do vereador Junior da Van no seu trabalho de fiscalizar. Várias tem sido as alegações, entre elas que o vereador falta com respeito, é mal educado, produz muitos requerimentos pedindo explicações sobre o mesmo assunto e que até divulga nas redes sociais que resolveu problemas, como a falta de água num dos estabelecimentos de ensino.
Para quem assistiu o debate, em reunião suspensa só para ouvir os educadores, ficou claro que a Diretora de Educação tem um foco – penalizar o vereador para não ter que se explicar sobre a falta de materiais nas escolas, demora na entrega dos uniformes, falta de cuidadores para estudantes que necessitem deles em sala de aula .... e a compra de armários com preço acima do praticado no mercado como tem destacado o vereador, etc.
E assim a sessão suspensa foi seguindo, com a fala dos educadores e as do vereador. A todos Junior da Van perguntou se ele foi mal educado, se faltou com o respeito com alguns deles, se não teve permissão para entrar e foi acompanhado por uma professora ou professor. Todos responderam que ele não foi indelicado, grosseiro, que se identificou e foi acompanhado por um professor em suas visitas.
Um dos professores também confirmou ao ser questionado pelo vereador, que no dia da sua visita à escola ele, o professor havia se queixado de sala cheia.
Sobre a falta de água numa das escolas, o vereador Júnior da Van confirmou que a professora havia dito que já havia feito pedido de restauração no fornecimento várias vezes. E que na sua visita à escola, acionado por pais de alunos, o estabelecimento permanecia ainda sem água, que ligou para a Sabesp, falou com um gerente e naquele mesmo dia o problema foi sanado. E a professora também confirmou ter ouvido esta ligação do vereador à Sabesp que foi feita ainda na escola.
Pois bem, problema sanado? Ótimo. Bom para as professoras, para os alunos, para as merendeiras que precisaram carregar baldes de água para fazer a merenda, ou outras para limpar a escola.
Mas o vereador ao divulgar que ajudou a resolver o problema nas suas redes sociais. desagradou a Diretora de Educação.
ÍNDICES DA EDUCAÇÃO
Para terminar, vale destacar que antes da sessão ser suspensa pelo presidente do Legislativo para dar espaço para colocações contra Júnior da Van, o vereador Claudinei Damálio parabenizou a Diretora de Educação e todos que trabalham na nobre arte de educar, os índices divulgados que apontaram que São João se destacou e inclusive melhorou no ranking paulista.
Importante também destacar e registrar que o estudo publicado há poucos dias refere-se aos anos de 2019, 2020 e 2021. Assim com trabalho em 2/3 do período pesquisado referente à administração anterior quando a Diretora de Educação era a Professora Maria Helena. Lembrando ainda que em 2021, já na atual gestão municipal, as aulas estiveram suspensas em grande parte do ano letivo devido a pandemia.
E destacar também, como uma diretora de escola mesmo afirmou na noite de segunda-feira, fruto do trabalho de todos que trabalham na Educação.
E OS ARMÁRIOS?
Ao final a Diretora de Educação pediu aos vereadores que a Comissão de Ética avalie o trabalho de Júnior da Van, mas ao ser questionada sobre a compra dos armários com preço acima do mercado foi direta – não fui eu quem comprei.
Uma afirmativa que precisa ser melhor esclarecida.
(Foto Assessoria da Câmara Municipal SJBV)