Otrabalho científico “Dynamics towards the steady state applied for the Smith-Slatkin mapping”, fruto do desenvolvimento do projeto de pesquisa da estudante Larissa Cristina Nascimento Ramos, regularmente matriculada no curso de Engenharia de Telecomunicações e membro do Grupo de Estudos em Sistemas Dinâmicos e Astrodinâmica na UNESP câmpus de São João da Boa Vista, foi publicado no periódico internacional indexadoChaos, Solitons & Fractals: an interdisciplinary journal of nonlinear science. O periódico da editora Elsevier tem sede na Holanda e é um dos líderes na publicação de pesquisas científicas no campo da ciência não-linear.
Na pesquisa a estudante considerou a equação de Smith e Slatkin que pertence à classe de mapeamentos unidimensionais discretos e é modelo para descrever crescimentos populacionais. Para compreender a dinâmica o diagrama de bifurcações foi construído, executando extensivas simulações numéricas, de modo que comportamentos periódicos e caóticos foram identificados. A convergência para o estado estacionário foi investigada de forma robusta por uma descrição fenomenológica com um conjunto de hipóteses de escala levando a uma função homogênea generalizada que permitiu definir uma lei de escala. O procedimento numérico foi confirmado por uma descrição teórica estabelecida por cálculos de derivadas e integrais.
O desenvolvimento do projeto contou com o apoio das agências de fomento FAPESP, CNPq e PROPe/UNESP. As atividades foram desenvolvidas em colaboração com o Prof. Tit. Edson D. Leonel do departamento de Física da UNESP câmpus de Rio Claro e com o Prof. Dr. Juliano A. de Oliveira, orientador do trabalho, da UNESP câmpus de São João da Boa Vista.