Na sessão da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (19), os vereadores aprovaram 12 documentos, um deles, em urgência especial que autorizou contribuição à Camid – Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce, no valor de R$ 321 mil. O ofício subscrito pelo Vereador Dr. Chaves e pela ex-vereadora Elenice Vidolin que pedia instauração de Processo de Cassação do mandato do vereador Betti por quebra de decoro parlamentar, foi colocado em votação, mas não para aprovar ou não a composição de uma comissão processante. A votação foi para que os vereadores decidissem entre a comissão processante ou enviar a matéria para a Comissão de Ética analisar. Por 10 votos os vereadores optaram para enviar a matéria para a Comissão de Ética. Somente após a Comissão de Ética se manifestar, é que em nova votação se decidirá se a matéria será arquivada ou se a Comissão Processante será instaurada.
A denúncia contra Betti desta vez é sobre sua viagem à Itália no ano passado. Betti custeou sua viagem, pediu licença para se ausentar das sessões, mas recebeu por elas, assim como seu suplente que participou das sessões em sua ausência.
O CARRO OFICIAL
Na semana passada a ex-vereadora havia encaminhado outra denúncia contra Betti, sobre o uso do carro oficial desde 2015, apontando que pelos relatórios registrados no Legislativo havia erros, por exemplo, de quilometragem em vários destinos. Esta denúncia, por decisão dos vereadores, também foi encaminhada à Comissão de Ética, que conforme o parecer voltará a ser discutida em plenário para que os vereadores decidam pelo arquivamento ou pela formação de mais uma Comissão Processante.
SUSPENSA
Betti já foi investigada por uma Comissão Processante que decidiu que ele deveria ser cassado. Este é o caso da denúncia da funcionária municipal no chamado caso do “fura-fila na saúde”. O presidente do Legislativo, Vereador Gerson Araújo chegou a marcar a sessão para que os vereadores decidissem, mas que não aconteceu porque foi suspensa pelo Tribunal de Justiça, a pedido de Betti, até que sobre este mesmo assunto tenha uma decisão pelo Juízo da 3ª Vara da Comarca.