São João

Palmeiras FC encerra suas atividades no dia 31 de dezembro. Patrimônio será cedido à UNIFEOB por 20 anos


O Palmeiras FC vai encerrar suas atividades no dia 31 de dezembro de 2018. O patrimônio do clube – sede social e o Estádio Dr. Getúlio Vargas Filho – será cedido em Comodato à UNIFEOB por um prazo de 20 anos.

O clube, um dos mais tradicionais da cidade, foi fundado em 1924 e faz parte da história de São João da Boa Vista. O clube nasceu numa reunião em janeiro de 1924 na residência do capitão Manoel João Batista, situada no Largo das Palmeiras, onde estavam, entre outros, Santos Lanzac Toha, José Ferreira Abdal, Gustavo Backstrom, Antonio Batista, Romano Turato, Manoel Garcia, João Cecílio, Atílio Rubbo, Guilherme Stêfane, Francisco Neves, João Christiano Luhmann, Manoel dos Santos Cecílio, Napoleão Conrado, Nero Pomeranzi e Antonio Martins, O principal objetivo da reunião foi tratar da fundação de uma sociedade esportiva e recreativa em São João da Boa Vista.
Nascia ali o Palmeiras Futebol Clube, e também as cores da agremiação: preto e branco.  O terreno que se transformou no Estádio de Futebol foi adquirido na década de 1930, e lá eram realizadas as partidas de futebol. Com o fortalecimento e consolidação do Palmeiras no cenário futebolístico sanjoanense, jogadores de outros clubes passaram a vestir a camisa preta e branca, e ao longo de história foram montados times inesquecíveis, especialmente a partir da década de 50.
Desde 1998 que o clube está licenciado do futebol profissional.  Em 1957, dois anos após a inauguração do estádio, o Lobo da Vila sagrou-se campeão invicto da 3ª Divisão de Profissionais da Federação Paulista, exercendo a presidência da agremiação Welson Gonçalves Barbosa. E a partir daí foram muitas as conquistas no futebol profissional.

O Palmeiras também registra em sua história grandes conquistas no esporte amador, nos eventos sociais, culturais e construiu um Parque Aquático completo que recebeu o nome de Leonardo Maríngolo.

Uma história que fica suspensa a partir do dia 31 de dezembro por pelo menos 20 anos.