Alunos da UNIFAE farão parte do maior e mais complexo adestramento avançado do Exército Brasileiro – o Exercício Agulhas Negras 2019, entre os dias 20 e 24 de novembro. A Instituição também será uma das bases operacionais para a realização de reuniões técnicas da 2ª Divisão de Exército.
O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.
Esta é a 23ª edição do Exercício Agulhas Negras, que contará com a participação de 3,5 mil militares de mais de 30 unidades do Exército, que estarão nas ruas das cidades escolhidas para fins de treinamento.
ALUNOS UNIFAE
Estudantes do sexto período de Jornalismo da UNIFAE participarão de dois dias de atividades (23 e 24 de novembro), denominado Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM). As atividades vão ocorrer em Pirassununga-SP, dentro das instalações do 13° Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Antes disso, na quarta-feira (20), no período da tarde, haverá um treinamento oficial no Auditório da Instituição. Os estudantes passarão por instruções como alimentação em campanha, primeiros socorros, progressão junto à tropa em ambiente de conflito, sendo todas as atividades simuladas.
Os alunos da UNIFAE vão dormir em acampamento militar com materiais logísticos cedidos pelo Exército, além de participar, na manhã do dia 24, de uma coletiva de imprensa simulada em situação de crise para o Exército. O objetivo da 2ª Divisão de Exército é adestrar seus oficiais porta-vozes para uma situação de crise e aproximar a Força Terrestre dos futuros formadores de opinião.
2ª Divisão de Exército – A 2ª DE é um Grande Comando Operativo e possui sob seu comando mais de 9 mil militares adestrados e capacitados para cumprir ações de Defesa da Pátria, de garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e ações subsidiárias. Contingentes da 2ª DE também participam de missões internacionais de paz.
O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas. Além disso, o exercício em questão não acarretará danos ao patrimônio e ao meio ambiente.
MUNICÍPIOS
Outros municípios também terão atividades do Exercício Agulhas Negras, entre elas Aguaí, Analândia, Itirapina, Brotas, Torrinha, Santa Maria da Serra, Barra Bonita, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Botucatu e Igaraçu do Tietê.
Além do exercício, estão previstas Ações Cívico-Sociais em algumas cidades dentro da área de atuação das tropas, com exposição de material militar, orientação médico-odontológica, realização de atividades lúdicas para as crianças e apresentações musicais.