Qua07282021

Last update12:30:14 PM

 

Back Você está aqui: Home São João Chá Literário da Academia de Letras vai celebras o centenário de Paulo Freire

São João

Chá Literário da Academia de Letras vai celebras o centenário de Paulo Freire


 

“Atualidade de Paulo Freire – 100 anos do pensador” é o tema da Chá Literário da Academia de Letras de São João da Boa Vista. Esta atividade será a quarta edição de 2021 da Academia de Letras, e os convidados para discorrer sobre o tema são o diretor de Redes e Parcerias da Unifeob, João Otávio Bastos Junqueira, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Furlanetto.

O evento terá transmissão on-line no sábado, dia 19 de junho, às 17h00, pelo canal oficial da Academia de Letras no You Tube.

“Procuramos sempre homenagear algum intelectual de quem se comemora um aniversário especial”, explica a presidente da Academia, Beatriz Castilho. “Paulo Freire é uma referência para a educação no país e no mundo, além de ser patrono de uma das cadeiras de nossa Casa de Letras – a propósito, quem o elegeu patrono e ocupa essa cadeira é o João Otávio”.

Apaixonada por Educação, a historiadora Patrícia Furlanetto comemora a oportunidade de realizar o debate. “Paulo Freire foi um educador na essência do termo, vivia pela possibilidade de transformar vidas. Pernambucano, vivenciou desde criança a realidade diversa do Nordeste, onde a miséria e a riqueza exacerbadas coexistem quase que naturalmente. Foi neste contexto que levantou a bandeira de que o Brasil não poderia mais viver com um número tão significativo de adultos analfabetos”, relata.

Para ela, dividir o espaço com João Otávio torna a ocasião ainda mais significativa. “Ele é neto de um pernambucano e também vive pela Educação e pela ampliação deste direito constitucional. Cada um em seu tempo: Freire entre os anos 1960 a 1990, centrado na ampliação da educação básica; e João Otávio nas primeiras décadas do Século XXI, centrado na ampliação da educação superior”, analisa Patrícia. “Será um diálogo entre o passado e o futuro da Educação”.

A presidente Beatriz acredita que a dupla de convidados enriquecerá expressivamente a pauta. “A Patrícia sempre teve um grande envolvimento com a área educacional, tem um sólido conhecimento na área de Pedagogia e Metodologias Ativas. Ninguém melhor do que ela e João Otávio, apaixonados por Educação, para tratar do assunto. Ambos poderão mostrar por que, um século após nascido, Paulo Freire continua atual”.

 

Paulo Freire

Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Em 2021, completaria 100 anos de idade, e sua obra e influência permanecem extremamente atuais e relevantes, especialmente com a popularização das metodologias ativas de aprendizagem.

 

Academia de Letras

Fundada em 1971, a instituição de São João da Boa Vista comemora em novembro 50 anos de existência. “A Academia entende que o manejo da linguagem, assim como a leitura e a literatura, são instrumentos fundamentais para a liberdade humana e para o alívio da alma, especialmente nestes tristes tempos de pandemia e embates ideológicos”, afirma Beatriz Castilho.