Na manhã desta terça-feira, 22 de março, uma reunião do Conselho de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista, anunciou a eleição do Padre João Cândido da Silva Neto, conhecido no Clero e nas paróquias como Padre Joãozinho, como o Administrador Diocesano até que o Papa Francisco nomeie o novo Bispo da Diocese.
Com a transferência do Dom Vilar para dirigir a Diocese de São José do Rio Preto, a Diocese de São João da Boa Vista está sem um Bispo – chamada de Diocese Vacante. Pelas leis da Igreja, quando uma Diocese fica sem seu Bispo, por transferência, óbito ou a pedido por questões de idade ou saúde, o Colégio de Consultores deve eleger um Administrador Diocesano até que o Papa nomeie outro Bispo. O Administrador Diocesano não tem função de Bispo, ele só tem como dever guiar a Diocese nas causas mais necessárias e preparar a Diocese para a chegada de um novo Bispo.
E assim o Colégio de Consultores se reuniram e elegeram Padre Joãozinho como Administrador Diocesano até a nomeação de um novo Bispo.
O Colégio de Consultores é formado pelos padres: João Paulo, Paulo Vallim, Paulo Sérgio, Ramiro, Mário Adorno, José Ricardo, Anderson Godoy e Luiz Fernando. A eleição também contou com a presença do Chanceler, Padre Diogo Maciel.
MENSAGEM
Padre Joãozinho foi ordenado Padre em fevereiro de 1995 e depois de eleito fez a diante do Colégio dos Consultores a profissão de fé e juramento de fidelidade como pede a igreja antes de um presbítero assumir um oficio,
Em seguida fez seu primeiro pronunciamento como Administrador Diocesano, saudou todos seus irmãos padres, religiosas, seminaristas, diáconos e o povo de Deus presente nas paróquias de toda Diocese. E saudou ainda as autoridades constituídas das cidades diocesanas. Agradeceu a indicação para o cargo, a confiança, agradeceu a Dom Vilar pelos cinco anos como Bispo em São João da Boa Vista.
Em sua mensagem afirmou:
“Estamos ansiosos para a nomeação de um novo Bispo.
Quer pedir orações fervorosas, pedindo a Jesus Bom Pastor que prepare e envie para nós um Bispo segundo seu coração de Pastor Misericordioso.
Diocese Vacante não quer dizer diocese parada, estagnada, precisamos continuar nossa missão evangelizadora, por isso que na ausência do Bispo e até a posse de um novo Bispo a igreja pede que um administrador diocesano seja eleito para assegurar a continuidade da caminhada pastoral, para zelar pelos bens, patrimônios da Diocese.
Então meus irmãos, minhas irmãs, vamos continuar animados e firmes com os serviços das nossas paróquias, pastorais, movimentos. Caminhemos juntos com ardor missionário e com espirito de profunda comunhão.
Ao assumir esta missão de administrador diocesano penso em Jesus na última ceia quando disse aos discipulas: ´Eu estou no meio de vós como aquele que serve´. Eu quero servir a nossa diocese para ajudar crescer a unidade, comunhão entre todos nós, e também incentivar a oração de todos pela nomeação do novo Bispo. Queremos a Diocese vivendo em comunhão e oração.”
Padre Joãozinho também pediu que os católicos rezem para que ele desempenhe bem sua missão de Administrador Diocesano. E pediu para os Sacerdotes apoio, ajuda, colaboração e compreensão.