No dia 29 de maiode 1913 estreou Le Sacre de Printemps no Théatrê Des Champs Elysées em Paris. Foi um escândalo sem par na história da música. O público ficou furioso. A crítica considerou um massacre musical; logo depois um imenso sucesso, e atéhoje é a obra mais conhecida de Stravinsky (1872-1929).
Obra difícil, perigosa, experimental atéhoje. O furioso movimento polirrítmico das danças, as dissonâncias da escritura cromática e politonal do extrato musical dos novos tempos.
A composição de Igor Stravinsky coreografada por Vaslav Nijinsky na Rússia no século XIX, atualizada com brilho por Ismael Ivo remete ao primitivo despertar do mundo com os primeiros sons e movimentos na face da terra.
Anos atrás no Teatro Alfa o balé da saudosa bailarina e coreografa Pina Bausch apresentou a encenação da Sagração da Primavera trazendo na bagagem 300 quilos de terra vermelha esparramada no palco onde se realizava a dança; Ismael Ivo em sua nova encenação no "stage" do Teatro Municipal usou 650 mil pétalas artificiais de veludo que caem e enchem de beleza o palco onde os dançarinos dançam.
No prólogo os bailarinos executam a performance ao som de Fire and Frost Pattern (Fogo e Geada) de Andreas Bick, por meio da composição é possível ouvir sons que remetem as atividades vulcânicas e o degelo que cobriram os primórdios do mundo.
O Balé da Cidade de São Paulo que tem Ismael Ivo como seu diretor artístico e coreografo está no apogeu da dança contemporânea, no mundo da arte dos movimentos, da flexibilidade, que leva o espectador a esquecer a fragilidade, a pobreza congênita do seu próprio invólucro corporal.
Avaliando a brilhante encenação coreográfica de Ismael Ivo então jovem bailarino no Brasil partia para Europa para aprofundar seus estudos de dança na Alemanha e Áustria vindo à se tornar celebre e requisitado para os melhores corpos de dança do continente europeu.
Notório que todo bailarino tem por ambição criar, conceber coreografias. A concepção de Ismael Ivo da Sagração da Primavera para o Balé Cidade de São Paulo está no nível dos mais famosos coreógrafos da atualidade como Jean-Christophe Maillot, Jiry Killian e diretores artísticos do ImPulsTanz de Viena.
O corpo de baile brasileiro está à altura dos maiores conjuntos de dança contemporâneos da atualidade.
Admirável na encenação foi a iluminação tendo se revelado de alta técnica coadjuvante para elevação estética da inesquecível performance.
Serviço:
A Sagração da Primavera (Le Sacre de Printemps)
Obra musical: Igor Stravinsky
Regência: Roberto Minczuck
Coreografia: Ismael Ivo
Balé Cidade de São Paulo
Performance realizada no Teatro Municipal de São Paulo
Avaliação: Excelente