Cultura
“A Sagração da Primavera”, obra mais conhecida de Igor Stravinsky, reinveta a dança
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 10 Abril 2019 12:13
- Escrito por Tarcilio de Souza Barros
No dia 29 de maiode 1913 estreou Le Sacre de Printemps no Théatrê Des Champs Elysées em Paris. Foi um escândalo sem par na história da música. O público ficou furioso. A crítica considerou um massacre musical; logo depois um imenso sucesso, e atéhoje é a obra mais conhecida de Stravinsky (1872-1929).
Obra difícil, perigosa, experimental atéhoje. O furioso movimento polirrítmico das danças, as dissonâncias da escritura cromática e politonal do extrato musical dos novos tempos.
A composição de Igor Stravinsky coreografada por Vaslav Nijinsky na Rússia no século XIX, atualizada com brilho por Ismael Ivo remete ao primitivo despertar do mundo com os primeiros sons e movimentos na face da terra.
Anos atrás no Teatro Alfa o balé da saudosa bailarina e coreografa Pina Bausch apresentou a encenação da Sagração da Primavera trazendo na bagagem 300 quilos de terra vermelha esparramada no palco onde se realizava a dança; Ismael Ivo em sua nova encenação no "stage" do Teatro Municipal usou 650 mil pétalas artificiais de veludo que caem e enchem de beleza o palco onde os dançarinos dançam.
No prólogo os bailarinos executam a performance ao som de Fire and Frost Pattern (Fogo e Geada) de Andreas Bick, por meio da composição é possível ouvir sons que remetem as atividades vulcânicas e o degelo que cobriram os primórdios do mundo.
O Balé da Cidade de São Paulo que tem Ismael Ivo como seu diretor artístico e coreografo está no apogeu da dança contemporânea, no mundo da arte dos movimentos, da flexibilidade, que leva o espectador a esquecer a fragilidade, a pobreza congênita do seu próprio invólucro corporal.
Avaliando a brilhante encenação coreográfica de Ismael Ivo então jovem bailarino no Brasil partia para Europa para aprofundar seus estudos de dança na Alemanha e Áustria vindo à se tornar celebre e requisitado para os melhores corpos de dança do continente europeu.
Notório que todo bailarino tem por ambição criar, conceber coreografias. A concepção de Ismael Ivo da Sagração da Primavera para o Balé Cidade de São Paulo está no nível dos mais famosos coreógrafos da atualidade como Jean-Christophe Maillot, Jiry Killian e diretores artísticos do ImPulsTanz de Viena.
O corpo de baile brasileiro está à altura dos maiores conjuntos de dança contemporâneos da atualidade.
Admirável na encenação foi a iluminação tendo se revelado de alta técnica coadjuvante para elevação estética da inesquecível performance.
Serviço:
A Sagração da Primavera (Le Sacre de Printemps)
Obra musical: Igor Stravinsky
Regência: Roberto Minczuck
Coreografia: Ismael Ivo
Balé Cidade de São Paulo
Performance realizada no Teatro Municipal de São Paulo
Avaliação: Excelente