Cultura
EXPOSIÇÃO “CONSCIÊNCIAS DE PRESENÇAS NEGRAS” NO MUSEU ARMANDO SALLES DE OLIVEIRA
- Detalhes
- Publicado em Terça, 29 Novembro 2022 12:23
- Escrito por administrador
O Departamento Municipal de Cultura promove uma exposição no Museu Histórico de Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira para marcar duas comemorações do mês de novembro: Dia da Consciência Negra (20) e Dia Internacional de Luta Contra a Violência às Mulheres (25).
A exposição recebeu o nome de “Consciências e Presenças Negras” e sua montagem contou com a colaboração e orientação técnica do historiador e doutorando da USP, Luis Pedro Dragão Jerônimo.
O público tem acesso gratuito à exposição que fica aberta até o dia 20 de dezembro. O objetivo da exposição é trazer ao público as lutas e contribuições do povo negro, a partir das lembranças dos diversos personagens históricos.
A luta pela liberdade é destaque na exposição com figuras importantes da história, como Zumbi dos Palmares, Dandara, Tereza de Benguela e Francisco José do Nascimento (mais conhecido como Dragão do Mar).
A luta pela abolição é destaque com histórias de abolicionistas negros como Luís Gama, José do Patrocínio e André Rebouças;
Lembranças da atuação de Machado de Assis, Aleijadinho, Cruz e Souza e Maria Firmina dos Reis e, a luta da mulher negra a partir da trajetória da escritora Carolina de Jesus também estão na exposição, como também a presença africana destacada por palavras, culinária e danças.
Como forma de reflexão, a exposição também trará aos visitantes documentos e instrumentos de tortura que eram utilizados contra os escravizados e que fazem parte do acervo do Museu Histórico de São João da Boa Vista.
A exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h00 e das 13 às 16h00. Em dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo, a exposição fechará com 30 minutos de antecedência ao início da partida.
ESCRITOR SANJOANENSE PREMIADO NO 16º FESTIPOEMA PINDAMONHANGABA
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 11 Novembro 2022 15:34
- Escrito por administrador
Fernando Marques da Silva (foto) é escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e trabalha no Fórum Plínio Barreto em São João da Boa Vista. Fernando também é escritor e desenhista e assina seus trabalhos literários com o pseudônimo Fernando Ffherush.
Recentemente, sob o pseudônimo "Flavo Dial” foi semifinalista do 22º FestCampos de Poesia Falada de Campos dos Goytacazes/RJ", e no dia 5 de novembro conquistou o 3º colocado no 16º FESTIPOEMA PINDAMONHANGABA.
Em sua 16ª edição, o “Festipoema - Festival de Poemas de Pindamonhangaba” levou grande público ao Centro Cultural Teatro Galpão em Pindamonhangaba, na sexta (4) e no sábado (5).
Realizado pela Academia Pindamonhangabense de Letras em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o festival recebeu mais de 300 inscrições de diversos estados e regiões do Brasil.
Ana Maria Iadeluca, presidente da Academia de Letras de Pindamonhangaba presidiu a cerimônia de premiação que contou com a presença dos jurados do festival (Matheus Correa, Alberto Santiago, diretor de Teatro, e idealizador do Festipoema, do jornalista Mauro Morais.
Fernando Marques da Silva foi premiado na Categoria Adulto - Troféu “Baltazar Godoy Moreira”, em terceiro lugar com o trabalho “Beatriz, a Filha que nunca existiu”.
Nesta categoria o primeiro lugar foi para um escritor de Santa Rosa/RS, e o segundo lugar para um escritor de Manaus/AM.
As categorias premiadas foram também:s Juvenil, Infantil, Categoria Intérprete, Categoria Video.
DUAS SESSÕES DE CINEMA GRATUITOS EM SETEMBRO
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 05 Setembro 2022 16:14
- Escrito por administrador
Neste mês de setembro, o Ponto MIS em parceria com o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, exibe dois filmes com entrada gratuita. A primeira sessão de cinema será nesta terça-feira, dia 6 de setembro, no teatro localizado na Estação das Artes (Largo da Estação), e o filme em cartaz é “O Poderoso Chegão – Parte II”.
Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme foi um dos premiados do Oscar 1974, e tem no elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Diane Keaton, Robert Duvall, John Cazale, Talia Shire, Lee Strasberg, Michael V. Gazzo, Morgana King, Gianni Russo, entre outros.
No dia 27 de setembro será exibido “Belfast”, no mesmo local.
As duas sessões de cinema gratuito estão marcadas para às 19h30. Ambos os filmes não são recomendados para menores de 14 anos.
(Foto Reprodução/Internet)
BANDA BIG BEM SAMBA FAZ SHOW NO MORRO DO CRISTO NO PRÓXIMO DOMINGO
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 18 Agosto 2022 15:44
- Escrito por administrador
(Foto Tamires Alves)
Big Bem Samba se apresenta neste domingo (21), no Cristo de Poços, com o show ‘Gafieira Sulfurosa’, às 14h30. O público poderá, não só apreciar músicas brasileiras, como participar de uma aula de dança gratuita.
Reunidos desde o segundo semestre de 2019, a Big Bem Samba conta com o time de sopros formado por Giovane Brito (trompete), Luís Prata (trombone), Otávio Quartier (clarinete) e Marcos Ferraz (sax), e os músicos Gisele Ferreira (voz), Toninho Cruz (guitarra/voz), Lucas Malaquias (bateria), Giuliano D’Onofrio (percussão) e Breno Oliani (baixo).
Com uma sonoridade única, que passeia por músicas de grandes compositores do samba brasileiro, como Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, entre outros, em versões arranjadas para instrumentos de sopro, a banda apresenta um repertório diferenciado, como meio de atrair diferentes públicos.
A Big Bem Samba convida ainda o professor de dança Marcos Paulo para contagiar e garantir que o público aproveite o show, oferecendo uma aula de samba de gafieira gratuita, e apresentando os passos básicos do estilo, propiciando a integração dos artistas e a comunidade.
Segundo Gisele Ferreira, “Nossa ideia é propagar a música brasileira de um jeito divertido, dançante e envolvente, levando para o público um repertório selecionado e cheio de energia.”
A ação tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Fotos: Tamiris Alves
ESCRITOR SANJOANENSE É UM DOS VENCEDORES DO 20º PRÊMIO PAULO SETÚBAL
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 08 Agosto 2022 16:32
- Escrito por administrador
O “20º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, proclamou seus vencedores em cerimônia realizada no Teatro “Procópio Ferreira”, e entre eles está um sanjoanense do evento de 2022.
O sanjoanense premiado é Fernando Marques da Silva (foto) que usa o pseudônimo "Fernando Ffherush". Nascido e morador de São João da Boa Vista é Escrevente Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lotado no JECRIM da Comarca, e também escritor e desenhista.
Fernando FFHerush é um dos vencedores e premiados do 20º Prêmio Literário Paulo Setúbal de Tatuí, na modalidade "Conto".
No Concurso, 1.534 inscrições foram realizadas, provenientes de 349 municípios de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Do total de inscritos, 545 foram para a modalidade Contos; 313 para Crônicas; e 676 para a modalidade Poesias.
Na cerimônia foram divulgados os vencedores das três categorias do Prêmio Literário, de abrangência nacional, além do Prêmio Galardão, destinado, única e exclusivamente, para obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí.
Na Modalidade CONTO, Fernando Marques da Silva (Fernando FFHerush) foi o vencedor e recebeu certificado, troféu e premiação no valor de R$ 2.500,00, com a obra “Um Jubileu Eterno”. O segundo lugar foi para uma escritora de Maringá/PR e o terceiro para um escritor de Brasília/DF.
Na Modalidade CRÔNICA os vencedores foram escritores de Brasília/DF; São Luís/MA e Suzano/SP. E na Modalidade POESIA venceram escritores de Campinas/SP; São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ.
O escritor sanjoanense premiado tem dois livros publicados (contos e romance) e já integrou outras dez coletâneas (em parceria com outros autores). Para conferir o trabalho do sanjoanense na literatura, acesse sua página no Facebook: FERNANDO FFHERUSH)
14ª EDIÇÃO DO PROGRAMA VIAGEM LITERÁRIA TERÁ EVENTOS EM 3 CIDADES DA REGIÃO
- Detalhes
- Publicado em Terça, 26 Julho 2022 17:58
- Escrito por administrador
(Foto Reprodução/Facebook)
De 8 a 26 de agosto o módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras da 14ª edição do programa Viagem Literária, vai agitar 64 bibliotecas de 63 cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, serão 128 ações culturais com 15 grupos de contadores de histórias, dirigidas a públicos de todas as idades.
Os contadores de histórias vão transformar as bibliotecas de municípios do litoral, região do Grande ABC e interior de São Paulo em territórios de jogos, brincadeiras, histórias, músicas e muita diversão, com atividades lúdicas, como jogar, pular, correr, cantar, dançar e ouvir histórias, despertando o interesse pela leitura, incentivando a formação de novos leitores e fortalecendo os vínculos entre as bibliotecas e a população.
Participam desta jornada os grupos A Hora da História, Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Duo Encantado, Cia. Girolê, Cia. Malas Portam, Cia. Ruído Rosa, Crialudis, Fernanda Munhão, Ih, Contei!, Kiara Terra, Mandingueiras da Pracinha, Sandra Guzmán e Tricotando Palavras.
As ações propostas pelos contadores de histórias visam estimular a imaginação e contribuem para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças, jovens e adultos, auxiliando na comunicação, socialização, autonomia, construção do conhecimento e melhora nas habilidades espaciais e motoras.
A programação da 14ª edição do programa Viagem Literária – módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras, contempla 3 municípios da região: Mococa, Espírito Santo do Pinhal e Santa Cruz das Palmeiras.
Em todas elas as atividades serão da CIA DUO ENCANTADO, fundada pela educadora, mestre e contadora de histórias Rosita Flores e pelo músico e brincante Giba Santana. A Companhia de arte e educação trabalha com narração oral de histórias, mediação de leitura, intervenções artísticas, brincadeiras da cultura popular e oficinas de formação.
Nas três cidades também haverá dois eventos no dia programado, sempre às 9 e às 14h00. Em Mococa no dia 22 de agosto, em Santa Cruz das Palmeiras no dia 23 de agosto, e em Espírito Santo do Pinhal dia 24 de agosto.
EXPOSIÇÃO CULTURAL ABRE A 9ª SEMANA MAIS ORGULHO RAINBOW. PARADA DO ORGULHO DA DIVERSIDADE SERÁ NO DOMINGO
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 20 Julho 2022 13:50
- Escrito por administrador
Na noite desta segunda-feira, 18 de julho na Galeria Ângela Bonfante, a Associação & Grupo Quatro Estações promoveu um evento para marcar a abertura da “9ª Semana Mais Orgulho Rainbow” com a Exposição DIVERSA – AMOSTRA EXPRESSÕES DE GÊNERO, IDENTIDAES E ORIENTAÇÕES”.
A Semana Mais Orgulho Rainbow segue até o final de semana com peça teatral, exibição de filme, rodas de debates, palestras.
A programação se encerra no domingo, dia 24 de julho com a14ª Parada Do Orgulho LGBT+ 2022 que retorna depois de 2 anos devido a pandemia.
No domingo a concentração do desfile será a partir das 13h00 no Largo da Estação (Praça Rui Barbosa). O desfile pelas ruas da cidade seguirá até o centro da cidade, onde na Praça Coronel Joaquim José está programado os shows com convidados.
Neste ano de retorno às Ruas, a Parada terá apresentação deJudy Rainbow e a convidada especial será Lála Chernobyl.
Entre os shows, vários DJ´s, entre eles Tico Malaqueta, e ainda apresentações de: Talita Petrovani, Carla Albertone, Pretty Lupom, Crisine Charmilion, Layza Drummond, Rakelly Minelli, e os cantores Lee Bernard e Pyetro.
A Semana Mais Orgulho Rainbow e a Parada RAINBOW e a Parada do Orgulho LGBT+ 2022 é uma realização da Associação & Grupo Quatro Estações, com apoio da Prefeitura Municipal (Departamentos de Saúde e Cultura) APEOESP e Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT+
FESTIVAL ASSAD TERÁ SHOW E MASTERCLASS COM ESPECIALISTA DA GUITARRA CLÁSSICA
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 13 Julho 2022 16:40
- Escrito por administrador
O premiado violonista mineiro, Aliéksey Vianna, é presença confirmada no Festival Assad - um dos mais relevantes festivais de música instrumental do país - que acontece entre 27 e 31 de julho, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. O músico se apresenta no dia 27 de julho, às 20h30, ao lado de Toninho Horta e Juarez Moreira. No dia seguinte, dias 28, a partir das 14h, ministra um masterclass para estudantes de música.
Aliando profunda bagagem de música erudita ao seu natural envolvimento com a música popular e a arte da improvisação, Aliéksey Vianna já se apresentou em prestigiados espaços musicais em mais de 30 países da Europa, América, Oceania, África e Oriente Médio.
Vencedor em mais de 20 concursos internacionais de guitarra clássica, atuou como solista com orquestras como a Sinfonieorchester Basel (Suíça), Turku Philharmonic (Finlândia), Filarmonia das Beiras (Portugal), Orquesta Ciudad de Almeria (Espanha), Aukso Orquestra de Câmara Tychy (Polônia) e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil).
Também tocou em ambientes de câmara com uma grande diversidade de músicos de primeira classe, como Peter Erskine, Tracy Silverman, Paul Hanson, Artaria Quartet, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Knifkvartetten, Dimos Goudaroulis, Antonio Carlos Carrasqueira, Mauricio Freire Garcia, Felix Renggli, Sylvia Nopper, Petri Sakari, Nicole Paiement e Pierre Boulez.
Aliéksey é bacharel pelo Conservatório de Música de San Francisco (classe de David Tanenbaum) e possui dois mestrados pela Musik Akademie der Stadt Basel (classes de violão clássico de Pablo Marquez e de guitarra-jazz de Wolfgang Muthspiel). Atualmente cursa doutorado em Pesquisa Artística no Programa docARTES do Instituto Orpheus em Ghent (Bélgica). Seu projeto de pesquisa, sobre improvisação de violão desacompanhado, é financiado pela CAPES e orientado pelos professores Frans de Ruiter (Promotor), Marcel Cobussen e Dusan Bogdanovic.
JENNY RUGERONI – SÃO JOÃO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 08 Julho 2022 16:04
- Escrito por Carmela
Jenny Rugeroni nasceu em São Paulo, e ainda criança mudou-se para o interior do estado com a família. Moradora no Solário do Mantiqueira em São João da Boa Vista, ganhou seu primeiro prêmio literário aos doze anos, e desde então não parou de escrever. Formada em Comércio Exterior e mãe de dois filhos, é autora dos romances “A Herdeira do Silêncio” e “O Segredo da Amoreira”, além de diversos contos e crônicas de sucesso, entre eles os premiados “Identidade”, “Fênix”, “O fantasma na janela” e “À sua imagem e semelhança”.
Em 2017, numa parceria com os escritores Marcus Alencar e Viviane Righi, publicou o livro de crônicas “Fluindo o Olhar”, com textos selecionados do blog homônimo. Em 2020, publicou a versão digital do livro “O Ano em que não Choveu”, premiado pela União Brasileira de Escritores em 2019, que ganhou uma versão impressa em 2021. No mesmo ano, foi publicado também o romance “Um Céu de Estrelas Curiosas”.
Vencedora de mais de trinta prêmios literários, a autora apresenta um olhar novo sobre o cotidiano. A empregada doméstica, o trabalhador rural, a balconista da padaria, são retratados de forma lírica e ao mesmo tempo realista, encantando o leitor e convidando para uma reflexão sobre problemas sociais como desemprego, alcoolismo, gravidez na adolescência e machismo estrutural.
Jenny Rugeroni participou de vários eventos literários como Feira do Livro, Bienal do Livro de São Paulo (2012, 2014 e 2016), Bineal do Livro – Rio de Janeiro (2017), - Flipoços – Feira do Livro de Poços de Caldas (2017, 2018 e 2019), Bienal do Livro de Contagem – MG (2017), e outros de grande relevância.
E neste 9 de Julho, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a partir das 14h00, a moradora sanjoanense e escritora Jenny Rugeroni faz sua Tarde de Autógrafo no estande 13 – Travessa Literária (Grupo GAEB).