Temer decide decretar intervenção das Forças Armadas no Rio
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 16 Fevereiro 2018 10:47
- Escrito por administrador
(Foto Tomaz Silva - Agência Brasil)
Ogoverno federal decidiu decretar intervenção na segurança pública doRio de Janeiro. A decisão deintervençãofoi tomada pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), em reunião na noite desta quinta-feira (15), durante uma reunião com Ministros e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
A princípio, a pauta do encontro seria a criação do Ministério daSegurançaPública. No entanto, a constante violência no Rio de Janeiro também foi assunto durante a reunião e a ideia de intervenção federal foi aprovada integralmente por Pezão.
O decreto deve ser publicado nesta sexta-feira (16) e a decisão ainda terá que ser apreciada pelo Congresso Nacional para passar a valer.
Interferindo na segurança do estado, Temer dá às Forças Armadasa responsabilidade pela segurança do Rio de Janeiro. A intenção do governo é que o exército fique nas ruas fluminenses até o dia 31 de dezembro.
Os conselheiros do presidente acreditam que a presença das Forças Armadas vai intimidar o crime organizado. Afinal, as ações militares no estado no ano passado foram consideradas um sucesso.
O interventor militar que ficará à frente das forças de segurança do Rio de Janeiro enquanto aintervenção federal durar no estadoé o general Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste.
Braga é mineiro e foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016. Ele já ocupou o serviço de inteligência do Exército e tem um perfil combatente. O general também tem sido parceiro das forças auxiliares de segurança pública e é tido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como um colaborador dedicado.
Com a intervenção federal na segurança, as Forças Armadas assumem o comando das polícias Civil e Militar no estado do Rio.