Qua07232025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Termina neste domingo o Horário de Verão

Termina neste domingo o Horário de Verão


O horário de verão termina a 0h deste domingo (18). Por isso, moradores do Distrito Federal e dos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio GranRio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) devem atrasar o relógio em uma hora assim que o ponteiro marcar 0h00, voltando então os ponteiros para as 23h00

Com o fim do horário de verão, o Nordeste do país volta a ficar com o mesmo horário de Brasília. Já o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com uma hora a menos; enquanto o Acre e o oeste do Amazonas, duas horas atrás

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931

O horário de verão foi criado em 2008 para reduzir o consumo de energia e, assim, economizar os gastos do governo com o setor elétrico porém, estudos realizados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram que a iniciativa já não alivia tanto as receitas dos cofres públicos como em anos anteriores. Por conta disso, o governo até cogitou acabar com acabar com o horário de verão após estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia que concluiu que essa política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

Os resultados da atual temporada serão analisados após o fim de semana. O governo prepara um estudo sobre a eficácia do período. A intenção é saber se essa política atingiu seu objetivo de economizar energia elétrica. Esse levantamento técnico será decisivo para o futuro do horário, que será discutido por vários segmentos do governo ainda neste ano.

 

REDUZIDO

Independentemente da decisão do governo sobre todo o horário de verão neste ano, uma coisa já está certa: ele será reduzido em 15 dias.

O presidente Michel Temer editou um decreto, no ano passado, que reduz a duração deste período, mas que não o elimina. Assim, no fim deste ano, o horário de verão começará apenas em 4 de novembro, um fim de semana após o fim do segundo turno das eleições presidenciais (que está marcado para 28 de outubro).

A mudança foi um pedido do presidente do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes. Ele queria evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito, como ocorreu em 2014, quando a divulgação dos resultados da eleição para presidente da República só começou depois das 20h00.

VIAGENS

A Socicam que administra o Terminal Rodoviário em São João, informou que durante a mudança de horário, as partidas ficarão paralisadas por uma hora. No período de transição, os relógios dos terminais também serão paralisados, e as horas serão informadas somente por meio dos sistemas de som. Os ônibus com partidas programadas até as 23h59 deste sábado, dia 17, sairão normalmente, obedecendo ao horário antigo. Na sequência, haverá a paralisação de 60 minutos, retomando com as partidas previstas a partir da zero hora de domingo,18 de fevereiro, já respeitando o novo horário.