Prefeitura inaugura escola no Durval Nicolau neste sábado
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 22 Fevereiro 2018 13:38
- Escrito por administrador
No sábado, dia 24 de fevereiro, o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho entrega oficialmente, às 16h00, a 34ª unidade da rede de ensino: a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professor João Baptista Scannapieco. Construída em uma área de cerca de 2.000 m², no Jardim Durval Nicolau II, a EMEB entrou em operação no dia 5 de fevereiro, com 428 alunos matriculados. A infraestrutura da escola é composta por 18 salas de aula, refeitório, pátio e auditório de 230 lugares. Para a cerimônia de inauguração são aguardados pais de alunos, autoridades, além de familiares e amigos do patrono da escola, Professor João Baptista Scannapieco.
O prédio escolar recebeu o nome do educador por meio de lei municipal de autoria do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, em reconhecimento aos mais de 60 anos de dedicação do homenageado ao magistério. Na recepção das crianças, durante o evento de inauguração, haverá brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
O PATRONO
João Baptista Scannapieco nasceu em Espirito Santo do Pinhal – SP, município em que iniciou seus estudos. É cidadão sanjoanense por título outorgado pela Câmara Municipal. Ingressou no Magistério Estadual em 1954. No ano seguinte, ganhou do Governo do Estado de São Paulo uma bolsa de estudos para cursar a Universidade de São Paulo (USP). Licenciado e bacharel em Geografia e História em 1958, fez especialização na mesma instituição em 1959 e por concurso assumiu a cátedra de Geografia no Ginásio Estadual de Caconde, em 1960. Em 1961 foi removido para São João da Boa Vista e lotado no então Colégio Estadual “Cristiano Osório de Oliveira”. Foi titular da cadeira de Geografia Humana da Unifeob. Lá se aposentou como professor emérito. Cursou Pedagogia na Faculdade de Guaxupé – MG.
Foi diretor de escola em Santo Antônio do Jardim/SP; diretor da Escola “Padre Josué Silveira de Mattos”. Foi o segundo delegado de ensino de São João da Boa Vista. Fez novo concurso para o magistério estadual acumulando dois cargos: diretor de escola e professor de educação básica.
O professor João é membro da Academia de Letras (cadeira nº 17).; fundou o Centro Educacional São João Batista, hoje Anglo Fundamental; leciona Sociologia no Curso Filosófico do Seminário Diocesano Coração de Maria. Fundou e foi presidente por 10 anos do Arquivo Municipal “Matildes Rezende Lopes Salomão”.