Qua07232025

Last update10:44:48 AM

Back Você está aqui: Home :: Mais +++ Evangelho do dia Saúde investiga macaco morto no Bairro do Pedregulho

Saúde investiga macaco morto no Bairro do Pedregulho


Na semana que se confirmou um caso de Febre Amarela em São João da Boa Vista, também mais um macaco morto foi encontrado, desta vez na região do Bairro do Pedregulho, onde há uma mata próxima. A pessoa que encontrou o macaco morto perto de usa residência informou que o macaco morreu quando se aproximou de sua casa e foi atacado por um cachorro. Segundo o apurado o macaco aparenta não ter atingido a idade adulta, apresentava um ferimento na cabeça, foi removido e submetido a uma primeira análise.

O Centro de Zoonese também colheu material para análise que foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz. O que tudo indica nos exames preliminares, o macaco não apresentava sinais que tinha sido infectado pelo vírus da Febre Amarela, mas por prevenção exames serão realizados pelo Adolfo Lutz.

Casos

Na quinta-feira, 1º de março, o Ministério da Saude atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho/2017 a28 de fevereirode 2018), foram confirmados 723 casos de febre amarela no país, sendo que 237 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 2.867 casos suspeitos, sendo que 1.359 foram descartados e 785 permanecem em investigação, neste período.

Três Estados tem a maior incidência da doença: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais são 314 casos e 103 mortes. São Paulo vem em segundo lugar, com 307 casos confirmados e 95 óbitos. No Rio de Janeiro foram 96 casos confirmados e 38 óbitos.

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação da população no Estão de São Paulo durante a campanha contra febre amarela uma vez que os números de vacinados estão muito abaixo da cobertura ideal.