Imposto de Renda: doe parte do imposto a pagar para a APAE
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 02 Abril 2018 14:49
- Escrito por administrador
Dia 30 de abril é o prazo para a entrega do Imposto de Renda, e doando uma parte do imposto que o contribuinte terá de pagar à União é uma forma de ajudar as entidades filantrópicas cadastradas.
Em São João são várias as entidades aptas a receber a doação, e uma delas é a APAE, e hoje destacamos a história de Marcos para frisar como é importante ajudar com um percentual de seu imposto de renda.
Marcos, hoje com 17 anos, é filho de lavrador e mãe no momento se encontra desempregada. Ao todo são nove irmãos em faixas etárias, que vão dos 18 aos 25 anos. Três deles, Francieli, Maicon e Max frequentavam a APAE e foram inclusos na rede regular.
Marcos começou a frequentar à APAE em 2008, encaminhado pela escola regular, com um histórico de problemas comportamentais. Após passar por avaliação técnica foi diagnosticada deficiência intelectual. Seus pais eram separados e Marcos morava com a mãe que sustentava seus nove filhos menores com a coleta de recicláveis, mas sempre com a presença constante do pai. Posteriormente foi inserido na Oficina Protegida de Produção, visando à preparação para a inserção no mercado de trabalho formal.
Em 2017, foi selecionado para trabalhar como empacotador na rede de supermercados Big Bom. Em seu trabalho, recebe salário da categoria, cesta básica, plano de saúde e vale alimentação o que contribui para o sustento familiar. Os pais voltaram a residir juntos, há uns dois anos e o nível sócio econômico da família teve uma melhora significativa.
Marcos continua a frequentar a APAE, nas folgas semanais do seu trabalho. É um rapaz gentil e solícito e muito querido por todos da escola, no trabalho e na família.
A história de Marcos é apenas um exemplo de como a APAE, apoia e transforma a vida de muitas crianças, jovens, adultos e idosos e principalmente das famílias que possuem em seu seio pessoas com vários tipos de necessidades especiais.
O que a APAE faz
A APAE é mantenedora de uma Escola de Educação Especial, a “Dona Rosinha de Oliveira, que atende alunos de seis a 29 anos e onze meses de idade. Os acima de 30 anos são atendidos nas Oficinas Protegidas mantidas pela Entidade. Lá também acontecem os programas subsidiados pelo Departamento Municipal de Assistência Social, como a “Oficina de Auto Cuidados” e “Construindo a Autonomia”, que o oferece subsídios de apoio para seus atendidos e suas famílias, não só clientes da entidade como da comunidade em geral. No geral, a entidade atende uma clientela de 161 pessoas.Está em fase final de implantação o projeto Padaria, que irá beneficiar sua clientela e familiares. Sendo uma entidade sem fins lucrativos a APAE, para manter toda esta estrutura, precisa do apoio da comunidade, através de doações e sócios contribuintes.
Ajude a Apae a mudar vidas como a de Marcos, sendo um voluntário, contribuindo diretamente ou destinando 3% do seu imposto de renda para a entidade através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para saber mais acesse o site do CMDCA de São João: www.cmdcasj.com.br. Lá você tem todas as informações de como proceder para destinar seu imposto para as entidades inscritas.